News News

Back

Escritor e educador Sidney Rocha recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE

Honraria é destinada a pessoas que tenham contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do país

O escritor e educador Sidney Rocha é o mais novo Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele recebeu o título na última quarta-feira (13) à tarde, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. A honraria é destinada a pessoas que tenham contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do país, ou pela sua atuação em favor das Ciências, das Letras, das Artes ou da Cultura. A concessão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) em junho de 2021, mediante proposta de concessão apresentada pelo reitor Alfredo Gomes. Conheça a trajetória do escritor. 

Foto: Anderson Lima

Homenageado disse que considera a literatura, educação e ensino inseparáveis

Responsável pelo discurso panegírico, o escritor Mário Hélio destacou a consciência social e coletiva de Sidney Rocha desde seus primeiros escritos. A despeito de o ofício da escrita ser solitário, ele explicou se tratar de um ”caso exemplar não de solidão, mas de solidariedade”. O escritor ressaltou que o colega homenageado vive a aprender e burilar a forma, mas também gosta de ensinar e inclusive oferece um curso de escrita criativa. Para Mário Hélio, neste caso, o título honra tanto quem o recebe quanto quem o concede. “A poesia dá sentido a toda a sua existência”, afirmou.

Após o discurso, foi realizada a outorga do título e a trasladação das vestes talares pelo reitor ao homenageado, de acordo com a tradição instituída pela Universidade de Coimbra, em Portugal. A samarra e o capelo – respectivamente, a beca e o chapéu – na cor azul são referentes às Ciências Humanas e às Artes. Sidney Rocha falou sobre a alegria de receber o título neste dia, pois, há exatos dez anos, era aprovada a Lei nº 12.612, que tornou o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921-1997) o Patrono da Educação Brasileira.

O discurso do homenageado teve início com uma chamada simbólica, com a presença de estudantes da Rede Estadual de Ensino. Sidney Rocha disse que considera a literatura, educação e ensino inseparáveis e que tem a leitura como ideia orientadora da vida e como atitude para a transformação de consciência. Por seu valor social e político imprescindível, o escritor destacou que a literatura deve estar no centro do enfrentamento de todas as formas de negacionismo. “A literatura não é só como escrever, mas inscrever homens e mulheres no mundo”, disse. “Ela é feita realmente de educação, cultura e vida”, completou.

Também presente na mesa da solenidade, a escritora e vereadora Cida Pedrosa afirmou que a universidade é a possibilidade de construir transformação, principalmente desde a descentralização dos campi. “Um projeto de felicidade para o nosso povo não pode ser separado da educação e da cultura”, defendeu. Ela ressaltou que Sidney Rocha constrói pontes entre saberes e fez parte da diáspora de famílias sertanejas que acreditaram que o saber e a ciência salvam. “Este título é de uma geração inteira que lutou pela democratização”, falou.

Para o reitor Alfredo Gomes, a universidade deve funcionar como um farol para os grandes debates nacionais e para a proposição de mudanças, além de reforçar o papel das políticas públicas para continuar aprofundando essa transformação. Também lembrou os encontros com o homenageado na extinta livraria Livro 7 e falou sobre sua literatura engajada e propositiva. “Estamos orgulhosos de tê-lo conosco em nossa caminhada”, disse. Para o vice-reitor Moacyr Araújo, o escritor se destaca por sua história de vida voltada ao conhecimento e pela possibilidade de fazer a diferença.

A vice-governadora Luciana Santos disse que a universidade tem um papel importante como escola de vida e falou sobre o papel do homenageado como presidente do conselho editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). “Não basta ser um escritor de talento incontestável, Sidney Rocha é também um militante da causa da leitura para a juventude”, afirmou. Também fizeram parte da mesa o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Luiz Alberto Mattos, representando a comunidade acadêmica, e o vereador Ivan Moraes.

Confira aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Anderson Lima. 

Date of last modification: 19/04/2022, 17:14