News News

Back

Engenharia de Materiais promove PET nas áreas de Controle Estatístico (CEP) e Design de Experimentos (DoE)

Inscrições estão abertas até o dia 18 deste mês

Estão abertas as inscrições para o Projeto de Extensão Tecnológica (PET) intitulado: “Controle Estatístico e Planejamento de Experimentos Aplicados à Otimização de Processos Industriais: Estudo de Caso em Empresa de Galvanização”, que está sendo desenvolvido pelo curso de Engenharia de Materiais da UFPE, com o apoio da Facepe e em parceria com a empresa Galvanisa (Igarassu-PE), que é especializada em serviços de projetos de estruturas metálicas, engenharia de superfície, galvanização e pintura industrial.
 
O PET integra uma ação do Business Insight and Learning Lab Project (Bill Project) e está sendo coordenado pelo pelos professores Magda Rosângela Santos Vieira, Edval Gonçalves de Araújo e Carlos Augusto de Oliveira, da UFPE. As inscrições terminam no dia 18 deste mês, às 12h. Para participar, os interessados devem se inscrever através do site. 
 
O objetivo do PET é integrar o setor acadêmico e industrial por meio da realização de um curso de extensão tecnológica nas áreas de Controle Estatístico (CEP) e Design de Experimentos (DoE) para otimização de processos industriais, e posteriormente, a realização de atividades práticas visando controle e melhoria do processo de galvanização da empresa Galvanisa (Igarassu-PE).
 
O projeto está dividido em duas fases. Na primeira, haverá a realização do curso tecnológico, de 30 horas, intitulado: “Controle Estatístico e Planejamento de Experimentos Aplicados à Otimização de Processos Industriais". O público-alvo são estudantes de graduação nas áreas de Engenharias diversas, Química, Física, Matemática, Estatística e tecnólogos nas áreas de exatas de instituições de ensino do Estado de Pernambuco, e profissionais da empresa parceira. Ao final do curso, todos os participantes que cumprirem os requisitos exigidos receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE. O curso será realizado de 18 deste mês a 22 de junho, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h.
 
Na segunda fase, Atuação Tecnológica na Empresa, paralelamente ao curso, será realizado um processo seletivo, por meio de um desafio e atividades de caráter técnico (individuais e em grupo) para selecionar dez estudantes que irão atuar como bolsistas Facepe, com bolsa no valor de R$ 500,00 por 3 meses. Os selecionados terão a oportunidade de atuar e promover melhorias nos processos industriais da empresa Galvanisa.
 
A cerimônia de abertura do curso será realizada no dia 18, das 19h às 20h30, contado com a presença de representantes da UFPE, da Empresa Galvanisa e outros convidados. 
 
Financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), o PET “Controle Estatístico e Planejamento de Experimentos Aplicados à Otimização de Processos Industriais: Estudo de Caso em Empresa de Galvanização” conta com outros parceiros: Lócus de Inovação Metal Mecânica; Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM/UFPE); Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg-UFPE) e Laboratório de Biocorrosão e Corrosão (Compolab-LBC/Litpeg-UFPE).
 
Mais informações
Date of last modification: 13/05/2022, 12:17