News News

Back

E-book “Pesquisando além-mar: Dilemas metodológicos de campos realizados no exterior” é lançado

Uma das organizadoras da obra é a pós-doutoranda Caroline Soares de Almeida, da PPGA da UFPE e integrante do Laboratório de Antropologia Visual

A coletânea “Pesquisando além-mar: Dilemas metodológicos de campos realizados no exterior”, organizada pela professora Carmen Rial, do Departamento de Antropologia (UFSC) e pela pós-doutoranda Caroline Soares de Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPE) e integrante do Laboratório de Antropologia Visual (UFPE), acaba de ser lançada pela ABA Publicações/Tribo da Ilha.

O livro aborda as contribuições epistemológicas proporcionadas pelo deslocamento de antropólogues entre os norte e sul globais e divide-se em três partes. A primeira, “Etnografias além-mar”, é composta por textos que descrevem metodologias conduzidas por pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e/ou vinculados a instituições brasileiras, em contextos do norte global entre as décadas de 1980 e 2020. “Etnografias aquém-mar”, segunda parte desta coletânea, aborda pesquisas em contextos do sul global, mais precisamente sobre deslocamentos entre países sul-americanos. A última parte, “Etnografias Brasil-Holanda”, destaca trabalhos de campo realizados por meio do convênio Capes/Nuffic, entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Vrije Universiteit Amsterdam, coordenados por Carmen Rial (UFSC) e Freek Colombijn (VU – Amsterdam), desde 2012.

Além de Caroline, o professor Alex Vailati, do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE, assina a autoria de um dos 17 capítulos da obra – intitulado “A dupla presença Estudantes brasileiros/as na Itália em tempo de pandemia”. O livro está disponível para download gratuito através na página da Associação Brasileira de Antropologia.

Date of last modification: 20/04/2023, 16:26