News News

Back

Doutorando do CIn é o primeiro colocado do Navi Awards

A premiação, realizada na última sexta-feira (26)

O doutorando Ailton Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, que desenvolve pesquisa na área de Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados, foi o grande campeão do Navi Awards, com o projeto “Tils-Isabela”. A premiação, realizada na última sexta-feira (26), foi organizada pelo Navi AI New Ventures, hub de Inteligência Artificial e Ciência de Dados do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Ailton Rodrigues, que é orientando do professor do CIn Cleber Zanchettin, concorreu na categoria “Pesquisadores”, que premia projetos desenvolvidos por acadêmicos que atuam na área de Inteligência Artificial. O projeto vencedor consiste em um modelo de tradução inteligente da língua de sinais brasileira (Libras) para a American Sign Language (ASL).

Durante a premiação, os finalistas também tiveram a oportunidade de se aproximar da rede de parceiros de negócios do Navi e concorrer a uma chance de participar do Programa Navi Venture Studio e do Programa LifeHub da Bayer. Além do reconhecimento, o doutorando do CIn recebeu R$ 10 mil para dar vida ao seu projeto.

Segundo Ailton, a iniciativa foi importante e gratificante. “Pesquisadores renomados também participaram do evento, e a premiação mostrou que o projeto tem potencial para ser aplicado em diferentes nichos. Espero que projetos dessa envergadura possam surgir e contribuir para tornar a sociedade em que vivemos mais inclusiva”, revelou. O evento foi transmitido ao vivo através do canal de YouTube da PUC-RS e pode ser conferido aqui

SOBRE O NAVI AWARDS – A proposta do Navi Awards é descobrir e incentivar ideias e realizações no campo da Inteligência Artificial (IA) com potencial inovador, capazes de impactar o mercado e a sociedade. São definidas duas categorias no certame: uma destinada ao pesquisador científico, cujo objeto de análise é o projeto de pesquisa e/ou pesquisa submetido; e a segunda direcionada às startups em fase inicial que possuam um diferencial em seu produto ou serviço, cujo objeto de análise será a solução desenvolvida e comercializada pelos empreendedores.

Date of last modification: 03/12/2021, 17:07