News News

Back

Doutora em Ciência Política da UFPE obtém 1º lugar em chamada pública do Ipea

Virginia Rocha da Silva receberá bolsa de incentivo à pesquisa com duração prevista de 12 meses, para atuar em projeto sobre políticas públicas federais

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a pesquisadora Virginia Rocha da Silva obteve o 1º lugar na Chamada Pública Ipea/PNPD n.º 87/2022. Virginia receberá bolsa de incentivo à pesquisa com duração prevista de 12 meses, renováveis, para atuar no projeto “O que informa as políticas públicas federais: o uso e o não-uso de evidências pela burocracia federal brasileira”. Além dela, também foi aprovado, em 3º lugar, o doutorando Bhreno Henrique Ribeiro Vieira, também do PPGCP.

O projeto, que integra o Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento (Promob), tem como objetivo investigar as fontes de informação que apoiam as políticas públicas federais no Brasil e em que medida as organizações estão aderindo ao movimento de políticas públicas baseadas em evidência. Nesse sentido, Virginia irá desenvolver atividades de pesquisa associadas à análise de dados em uma perspectiva de ciências sociais computacionais.

A partir dessas análises, Virginia ajudará a produzir notas técnicas, textos para discussão e artigos científicos, de modo a oferecer conteúdo relevante para os formuladores de políticas públicas, a academia e a sociedade em geral. “Estarei envolvida não só com o projeto sobre o uso de evidências no setor público, mas também em outras pesquisas da Diest que a equipe julgue pertinente, como no caso de um estudo referente aos dez anos da Lei de Acesso à Informação”, explica Virginia. Diest é a Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea.

“A minha aprovação e a do meu colega Bhreno Vieira, que ficou em ótima colocação, são também o reflexo da sólida formação que recebemos no PPGCP, especialmente para análise de dados e inferência causal”, avalia Virginia. “Espero que isso estimule outros colegas a se aplicarem a vagas em instituições que produzem pesquisa de alto nível. Já temos todas as condições para concorrer em pé de igualdade com os demais centros do país”, completa a pesquisadora.

Ao todo, 109 candidatos de todo o Brasil competiram pela bolsa oferecida pelo Ipea, fundação pública vinculada ao Ministério de Planejamento e Orçamento, que desenvolve pesquisas e fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e avaliação de políticas e programas de desenvolvimento.

Date of last modification: 13/01/2023, 13:01