News News

Back

Disciplina pioneira de Criatividade Computacional do CIn apresenta projetos inovadores em IA Gerativa

Haverá sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina nos dias 17 e 19 deste mês

O Centro de Informática, que promove desde 2020 uma disciplina pioneira no Brasil: a Criatividade Computacional, promove nos dias 17 e 19 deste mês a apresentação de 13 projetos desenvolvidos na disciplina que abrangem diversas combinações de técnicas e modalidades, resultando em experimentos pioneiros na área. Serão sessões abertas de apresentação dos projetos finais da disciplina, permitindo que o público em geral tenha contato com as inovações desenvolvidas pelos alunos. As apresentações ocorrerão no anfiteatro do CIn, em dois horários: no dia 17, das 15h às 17h, e no dia 19, das 13h às 15h.

Neste semestre de 2022.2, o curso vive um momento histórico com a incorporação de novos modelos e ferramentas de inteligência artificial (IA) lançados recentemente, que vêm revolucionando o campo da IA gerativa. “A IA gerativa é uma área emergente que utiliza técnicas de inteligência artificial para criar conteúdo em diversas modalidades, como texto, imagem, áudio, música e vídeo”, explica o professor Filipe Calegario, que, em conjunto com o professor Giordano Cabral, ministra a disciplina para as graduações do Centro de Informática. A disciplina de Criatividade Computacional busca explorar o potencial dessas tecnologias, capacitando os alunos a desenvolverem projetos inovadores e experimentais.

O evento será uma oportunidade única para conhecer os avanços e aplicações da IA gerativa, além de prestigiar o trabalho dos estudantes que estão na vanguarda dessa tecnologia. Nesta edição do curso, os estudantes tiveram acesso a importantes modelos e ferramentas de IA gerativa lançados enquanto estavam tendo aula. É o caso do ChatGPT, lançado em novembro de 2022, e do GPT-4, lançado em março de 2023. Além dos modelos e ferramentas, o professor Filipe Calegario explica o quão desafiador foi preparar aulas e discussões com novos conteúdos sendo lançados em uma velocidade impressionante: “As aulas precisaram ser adaptadas, pois alguns conteúdos já pareciam obsoletos”.

Mais informações
Professor Filipe Calegario

fcac@cin.ufpe.br

Date of last modification: 12/04/2023, 16:03