News News

Back

Departamento de Física da UFPE é destaque no Univerciência de hoje (26)

Programa exibido na TVU se dedica a popularizar a ciência produzida no Nordeste brasileiro

Foto: Divulgação

Anderson Gomes, Antônio Macêdo e Ernesto Raposo apresentam pesquisas sobre laser aleatório

Hoje (26), às 20h30, na TVU, canal 11.1, o Univerciência apresenta estudos do Departamento de Física da UFPE; uma análise sobre os diferentes aspectos da cidade de Salvador; o processo de educação ambiental desenvolvido no entorno de lagoas, em Feira de Santana (BA); e o funcionamento do Centro de Aprendizagem e Manejo de Animais Silvestres em Sergipe. 

Primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no Nordeste brasileiro, o Univerciência é uma parceria entre a TVU, TVE/BA e 40 instituições públicas de Ensino Superior de toda a região, que geram conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional. O programa é exibido em emissoras públicas, educativas, culturais e universitárias e também nos canais das emissoras na internet.

A física está muito presente no nosso dia a dia. Os leitores de códigos de barras encontrados em agências bancárias e supermercados, por exemplo, utilizam o laser, dispositivo inventado em 1960, para estabelecer a leitura do preço de cada produto. O laser aleatório, um entre os vários tipos existentes hoje, é objeto de pesquisa de cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para a premiação do Nobel de Física 2021, artigos dos professores Anderson Gomes, Antônio Macêdo e Ernesto Raposo foram citados pela Academia de Ciências da Suécia, fato que revela a importância dos trabalhos realizados no Departamento de Física da universidade para a pesquisa científica internacional.

Refletir sobre a qualidade do ambiente urbano, analisando diferentes aspectos da vida de Salvador, é o desafio de uma pesquisa realizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trata-se do projeto Qualisalvador, ideia que partiu de um mapeamento sobre a disparidade de moradia na cidade e envolveu ainda a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp).

Pesquisadoras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estudam o processo de educação ambiental no entorno de algumas lagoas da cidade de Feira de Santana, na Bahia. Além de investigar a qualidade da água nas lagoas urbanas da cidade, os pesquisadores informam às comunidades do entorno e às escolas os cuidados necessários para a preservação do equilíbrio climático e para a conservação do meio ambiente.

Ainda nesta edição, destaque para o Centro de Aprendizagem e Manejo de Animais Silvestres (Camase), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que, em um ano de funcionamento, atendeu mais de mil pacientes na clínica veterinária, localizada no campus do Sertão, no município de Nossa Senhora da Glória. O local serve para o desenvolvimento de pesquisas, como a restauração de carapaças de jabutis e o estudo da leishmaniose em animais que vivem próximos a áreas urbanas.

Acompanhe a TVU nas redes sociais
YouTube 
Instagram @tvurecife 
Facebook 

Date of last modification: 26/04/2022, 14:46