News News

Back

Começa o I Congresso Internacional em Saúde do HC

Evento é on-line e segue até o próximo dia 2

Foi aberto, ontem (22) oficialmente, o I Congresso Internacional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, evento on-line, que acontece até o dia 2 de dezembro, com o tema “Interprofissionalidade e Inovação”. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A solenidade de abertura contou com a participação do reitor Alfredo Gomes (UFPE); com o vice-presidente da Ebserh, Eduardo Chaves; o superintendente do HC, Filipe Carrilho; a presidente do Congresso e gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques; o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE e ex-superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos; e a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cinthia Alves.

A presidente do Congresso, Claudia Marques, destacou a importância do tema do evento, ainda pouco debatido e abordado nos cursos de graduação das universidades. “Não é possível falar em promoção de saúde integral nos dias de hoje em todas as suas formas sem pensar no trabalho interprofissional. Também não é mais possível não falar em inovação. Inovação em sentido amplo, além da tecnologia, permitindo que ideias integradas e inovadoras em educação, pesquisa, gestão e atenção à saúde sejam geradas e, a partir daí, sejam gerados projetos para resolução de problemas. A inovação que a gente quer é aquela que possa impactar a vida das pessoas”, afirmou.

Para o reitor Alfredo Gomes, o “evento inaugura uma nova etapa de fortalecimento do debate e de articulação sobre a interprofissionalidade e a inovação dentro da academia” e elogiou a atuação do hospital universitário. “Sou apaixonado pelo trabalho que o nosso HC desenvolve na assistência à sociedade, no ensino, na pesquisa e na extensão”, completou.

“Espero que todos se sintam como se estivessem circulando e interagindo por nosso hospital. Este congresso é fruto de muito trabalho e empenho de toda uma equipe e que ele ajude a desenvolver um ambiente cada vez mais inovador em nosso hospital”, destacou o superintendente do HC, Filipe Carrilho, em suas boas-vindas aos inscritos e palestrantes.

O vice-presidente da Ebserh, Eduardo Chaves, por sua vez, ressaltou a essência da temática do congresso e como ela está alinhada com a mudança implantada pela estatal ao integrar o ensino e a pesquisa com a atenção à saúde. “A interprofissionalidade é essa integração em nível macro e também em cada hospital com as suas clínicas”, afirmou o gestor.

A primeira palestra “O que te motiva a inovar?” destacou o trabalho do arquiteto de sistemas Jacsson Fressato, criador da Inteligência Artificial, Laura, que dá suporte à equipe assistencial com a análise de dados dos pacientes para dar atenção imediata àqueles com indicadores mais críticos, e que está presente em 60 instituições, como hospitais, planos de saúde e prefeituras. “A inovação vai acontecer com você fazendo ou com outra pessoa e pode ser (com motivação) econômica, processual, tecnológica, comercial etc.”, explica Fressato. A palestra foi mediada pelo ex-superintendente do HC e atual diretor do CCM, Luiz Alberto Mattos.

A mesa-redonda “Responsabilidade digital” fechou o primeiro dia abordando três temas: a “Lei Geral de Proteção de Dados voltada para a saúde”, com a advogada Lidiani Fadel Gomes; “Humanização, ensino e ética em saúde na era digital”, com o professor de medicina Renato Sabbatini; e “Desafios da ciência na era digital”, com o pesquisador do Laboratório de Imunologia Keizo Asami (Lika-UFPE), Jones Albuquerque.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE – Hoje (23), o evento prossegue a partir das 17h, com a apresentação de trabalhos (Temas Livres). Das 18h às 19h, acontece a conferência “O estudante da área de saúde do século XXI”; e das 19h10 às 21h10, será realizada a abertura do Desafio de Inovação, que é uma parceria do HC, do SebraeLab e Usina Pernambucana de Inovação, sob coordenação da chefe do SGPTI, Shirley Cruz, e que contará com a mentoria de Maria da Conceição Moraes Costa e Fernanda Muniz, ambas do SebraeLab, e de Newton Cerezini e Nathalia Farias, da Usina Pernambucana de Inovação. Mais informações, acesse o site do evento. 

Date of last modification: 23/11/2021, 15:58