News News

Back

CIn promove ciclo de palestras no Evento de Pesquisa de Destaque CIn 2022 no dia 3 de agosto

Evento acontece no anfiteatro do centro, a partir das 15h, com transmissão das palestras no canal do CIn no YouTube

A Coordenação de Pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE realiza o Evento Pesquisa de Destaque CIn, no dia 3 de agosto, às 15h, no anfiteatro do CIn, localizado no bloco A do centro. No canal do CIn no YouTube, será possível acompanhar as palestras de professores do centro, a partir das 15h15, sobre suas pesquisas em perspectivas e desafios da engenharia de software, planejamento de infraestrutura computacional em nuvem e robôs de baixo custo.

Será reservado um tempo, após a apresentação de cada professor, para discussão do conteúdo exposto. A escolha dos artigos é feita segundo os critérios listados na chamada para seleção. São artigos publicados por qualquer professor do CIn e, artigos de periódicos, devem ter classificação A1, A2, A3 ou A4, de acordo com o Qualis da Capes, que corresponde a alto nível de qualidade da produção.

O professor George Darmiton, do Cin, coordenador de pesquisa, explica como esse evento é muito importante por, além de celebrar parte da produção científica realizada por professores do centro, ser uma fonte de recursos para promoção interna de pesquisa, “pois os recursos do edital visam financiar as mais diversas atividades associadas à pesquisa”. Assim, todos os membros do CIn são beneficiados por esse crescimento como centro de excelência em pesquisa.

Os pesquisadores de destaque recebem um auxílio financeiro como incentivo, que deverá ser usado para apoiar a participação em eventos, apoiar o pesquisador visitante nacional ou estrangeiro, realizar visitas científicas a universidades e centros de pesquisa nacionais e/ou estrangeiros ou outros tipos de apoio à realização de pesquisas pelo docente.

Confira a programação de palestras deste ano:

- “Automated Software Engineering Research: Perspective and Challenges”, com o professor Marcelo d’Amorim;

- “Planejamento de Infraestrutura Computacionais em Nuvem: Modelos Considerando Métricas de Dependabilidade, Custo e Desempenho”, com o professor Jamilson Dantas; e

- “MiMi um robô social de baixo custo!”, com a professora Judith Kelner.

Date of last modification: 19/07/2022, 15:51