News News

Back

Ciência negra e indígena é tema do novo episódio do podcast Desteoriza

No episódio, são abordadas a vida e a trajetória de Maria Pankararu e Anna Érika Lima

No dia que marca a luta e a resistência dos povos indígenas no Brasil, o podcast Desteoriza lança o episódio “Ciência Afroindígena”, abordando a vida e a trajetória de Maria Pankararu e Anna Érika Lima, duas pesquisadoras que quebram estereótipos e ajudam a colocar a comunidade negra e os povos indígenas como produtores de ciência. A produção, que é desenvolvida pela Diretoria de Comunicação da UFPE, faz parte da série Elas na Ciência e está disponível nos principais tocadores de podcast.

Maria Pankararu é a primeira mulher indígena a receber o título de doutora no Brasil, já foi conselheira de Educação no MEC e desenvolve pesquisas na área de Letras e Linguística com o objetivo de contribuir para a manutenção e o estudo das línguas indígenas brasileiras. Já Anna Érika Lima é doutora em Geografia, foi professora do IFCE e responsável por implantar o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi na instituição.

“Ciência Afroindígena” faz parte da série Elas na Ciência que conta a história e os feitos de 16 cientistas brasileiras das mais diversas áreas. Este e todos os outros episódios estão disponíveis aqui e também acompanhando @desteoriza nas redes sociais.

Instagram
Facebook
Twitter

Date of last modification: 19/04/2023, 15:45