News News

Back

Centro de Informática, em parceria com GTP+, abre inscrições para o Hackathon de Inovação Social Inclusiva

O HackaGTP+ se propõe a desafiar os participantes a trazerem soluções inovadoras para a ONG e as pessoas acolhidas pelo espaço

O HackaGTP+, Hackathon de Inovação Social Inclusiva que busca auxiliar o GTP+, uma ONG que tem atuação voltada para pessoas que vivem com HIV, vai ser realizado de 2 a 4 de setembro, no Apolo 235 - Porto Digital, e se propõe a desafiar os participantes a trazerem soluções inovadoras para o GTP+ e as pessoas acolhidas pelo espaço. O hackathon é parte do projeto “Processo de inovação social aberta para desenvolvimento de soluções tecnológicas inclusivas e competências empreendedoras em pessoas soropositivas”, financiado pela Facepe e coordenado pelo professor Kiev Gama.

As inscrições estão abertas e seguirão até o dia 21 deste mês. Os estudantes interessados devem ser, preferencialmente, de áreas ligadas à inovação em tecnologia da informação (Ciência e Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Design, Administração, entre outros) e profissionais do mesmo setor. As duas equipes vencedoras receberão até R$ 22,5 mil por equipe (máximo de cinco pessoas), distribuídos em bolsas de inovação por seis meses. Será necessário que todos os grupos tenham como integrante ao menos uma pessoa atendida pelo GTP+ ou voluntária da instituição.

O desafio proposto aos participantes é o da criação de soluções tecnológicas (aplicativo Web ou Mobile) que alavanquem negócios ou novos modelos de negócio dentro de uma das temáticas trabalhadas na ONG, como a Cozinha Confeitaria Escola e o Espaço Posithivo. As soluções geradas poderão ser exploradas comercialmente pelas equipes vencedoras em parceria com o GTP+.

O programa de bolsas oferecido às equipes vencedoras estará condicionado ao compromisso com a continuidade do projeto ao longo de seis meses e à participação no programa de formação em empreendedorismo e inovação através do Mind the Bizz, do Porto Digital.

O evento de setembro constitui a segunda etapa do projeto, para captar equipes inovadoras que queiram propor e desenvolver soluções tecnológicas inovadoras no contexto o GTP+, visando trabalhar uma vertente empreendedora em parceria com a ONG. Na primeira etapa, ao longo de seis meses, a equipe do projeto identificou as duas áreas temáticas que mais necessitam de inovação tecnológica e mapeou os principais problemas que serão detalhados para os participantes ao longo do evento. A terceira e última etapa envolve outros seis meses, com apoio do Porto Digital através do programa Mind the Bizz e a mentoria da equipe do projeto. 

Além do professor Kiev Gama, a equipe é composta também pela professora Candy Laurendon (Centro de Educação) e pelos parceiros externos George Valença (UFRPE) e Clarissa Barros (FPS). O time conta ainda com alunos bolsistas de Psicologia, Design e Ciência da Computação, todos os alunos da UFPE.

Para se inscrever, conferir o edital e saber mais sobre o Hackathon, acesse o site

Mais informações
hackagtp@cin.ufpe.br

Date of last modification: 05/08/2022, 16:44