News News

Back

Célula BIM UFPE realiza encerramento de projeto de extensão desenvolvido conjuntamente com o governo do estado

Evento será realizado no dia 1º de setembro, às 17h, no auditório do CAC da UFPE

A Célula BIM UFPE promove o evento de encerramento do Projeto de Extensão Tecnológica/PET-Gov intitulado “Qualificação de Recursos Humanos para implementação do Building Information Modeling (BIM) no setor público do Estado de Pernambuco”, que acontecerá no dia 1º de setembro, às 17h, no auditório do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

O projeto de inovação tecnológica foi direcionado para servidores públicos do estado de Pernambuco que lidam com a concepção, desenvolvimento, aprovação/avaliação, contratação, execução, manutenção ou operação de obras públicas. O objetivo foi capacitá-los para que possam implementar o BIM em seus setores.

A primeira parte do projeto de extensão contou com um curso de capacitação com seis módulos temáticos ministrados pelos professores Max Andrade, (coordenador do projeto), Cristiana Griz, Leticia Mendes – todos do departamento de Expressão Gráfica da UFPE; Luiz Amorim – do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE; e Bianca Vasconcelos - do Departamento de Engenharia Civil da UPE.

A segunda parte foi dedicada ao desenvolvimento dos MVPs, que consistiu no PIB (Plano de Implementação BIM) e no PEB (Plano de Execução BIM) em cada um dos órgãos públicos participantes – Compesa, Secretaria de Planejamento - Seplag/Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - Seduh e Prefeitura de Ipojuca, com a supervisão dos professores envolvidos e a participação direta de alunos de pós-graduação (MDU/UFPE, Pós-Graduação Em Engenharia Civil da UFPE) entre as equipes de servidores públicos.

Os resultados dos MVPs serão apresentados oficialmente no evento de encerramento do projeto, publicados em eventos nacionais da área e comporão um e-book com o relato dessa experiência inédita, financiada por órgãos de fomento estaduais e que serviu como primeiro passo para a total implementação do BIM nos órgãos envolvidos.

Date of last modification: 18/08/2022, 14:57