News News

Back

Artigo avalia mudanças no peso corporal pela combinação naltrexona/bupropiona em ratos obesos

Trabalho é baseado na pesquisa de doutorado de Gilvanildo Roberto da Silva

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicaram artigo no Journal of Endocrinology (fator de impacto: 4,286; Qualis Capes A1; área: Medicina II), no dia 13 deste mês. Intitulado “Naltrexone/bupropion modifies weight, food intake, and Drd2 gene expression in rats”, o trabalho analisou a atuação da naltrexona e da bupropiona em ratos obesos, indicando resultados como a diminuição do peso corporal desses animais.

O artigo é baseado na pesquisa de doutorado de Gilvanildo Roberto da Silva, realizada, de 2014 a 2018, no Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE, Campus Recife, e financiada pela Facepe – Edital APQ-0729-4.01/15. O pesquisador já atuou como servidor técnico-administrativo no Hospital das Clínicas (HC) da UFPE e atualmente é técnico administrativo na UFPR.

Além dele, assinam o artigo: Mariane Gomes Carneiro (UFPE); Miriam Pereira Barbosa (UFPE); Jaciane de Almeida Costa (UFPE); Ivone Antonia de Souza (UFPE); Lisiane dos Santos Oliveira (Centro Acadêmico de Vitória/UFPE); Diogo Antonio Alves de Vasconcelos (UFPE); Elizabeth do Nascimento (UFPE); Rhowena Jane Barbosa Matos (UFRB); Sandra Lopes de Souza (UFPE e orientadora de doutorado de Gilvanildo da Silva); e Manuela Figueiroa Lyra de Freitas (UFPE e coorientadora de doutorado de Gilvanildo da Silva).

O trabalho publicado no Journal of Endocrinology avaliou o efeito da combinação naltrexona/bupropiona na ingestão alimentar, no peso corporal e nos níveis de expressão da tirosina hidroxilase (Th) e dos receptores dopaminérgicos Drd1a e Drd2 no núcleo accumbens e estriado de ratos alimentados com dieta hiperlipídica (HF). Para isso, ratos Wistar foram agrupados de acordo com a dieta: padrão (n = 20) e dieta HF (n = 20). A ingestão alimentar e o peso corporal foram analisados. A expressão gênica de Th, Drd1a e Drd2 foi avaliada usando PCR em tempo real.

Conforme a pesquisa, a combinação naltrexona/bupropiona (1 mg/kg e 20 mg/kg) reduziu a ingestão alimentar e o peso corporal; aumentou a expressão de Drd2 em ratos que foram submetidos a uma dieta hiperlipídica e de tirosina hidroxilase em ratos em ambas as dietas experimentais. O nível de Drd1a permaneceu inalterado.

O estudo concluiu que a redução do peso corporal pode estar associada à diminuição da ingestão alimentar em resposta ao aumento da expressão de Drd2 nas áreas mesolímbicas de ratos obesos que receberam dieta hiperlipídica. A pesquisa contribui de maneira significativa para o avanço nos estudos sobre a combinação de naltrexona/bupropiona no controle de alterações metabólicas.

Mais informações
Gilvanildo Roberto da Silva

gilvanildoroberto@hotmail.com

Date of last modification: 11/05/2022, 14:54