News News

Back

Alfredo Gomes e Moacyr Araújo são reeleitos para a Reitoria da UFPE

Resultado da eleição foi divulgado hoje (13) no final da manhã

A Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade Acadêmica divulgou, na manhã de hoje (13), o resultado final da escolha para reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco. A chapa formada pelos docentes Alfredo Gomes, do Centro de Educação (CE), e Moacyr Araújo, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), foi reconduzida para os anos de 2023-2027.

A consulta aconteceu ontem (12) em 19 prédios da instituição, encerrou às 21h e contou com 4.508 votantes nos campi Recife, Agreste e Vitória. A recondução aconteceu com 88,12% dos votos válidos e seguirá, em relatório, para o Conselho Universitário para homologação.

Fotos: Raul Holanda

Chapa eleita e apoiadores comemoram o resultado da consulta

Apesar de ter concorrido em chapa única - pela primeira vez na história da instituição - o reitor Alfredo Gomes ressaltou a importância do processo democrático como caráter fundante da UFPE, “fomos em todos os Centros Acadêmicos apresentar nossas propostas e dialogar com a comunidade para legitimar o processo de escolha e garantir a participação de técnicas e técnicos, dos docentes e discentes na construção de nosso projeto de universidade pública”.

Alfredo e Moacyr agradecem o apoio recebido

O vice-reitor Moacyr Araújo destacou ainda a pertinência da consulta. “O processo de escolha dos reitores nas universidades em todo o Brasil vinha sofrendo questionamentos, com várias instituições recebendo interventores nos últimos anos. A eleição, mesmo com chapa única, é fundamental para reafirmar os dirigentes junto com suas respectivas comunidades”, destacou.

Presidente da Comissão Eleitoral, Elizabeth Varjal, anuncia o resultado

A presidente da comissão, Maria Elizabeth Varjal, destacou a importância que a escuta tem para a Universidade. “Fizemos um processo democrático. Várias chapas poderiam ter se inscrito e nós, da comissão, entendemos que este foi um gesto de confiança no trabalho e na recondução da chapa atual”, comentou ela, na ocasião da divulgação do resultado no Auditório João Alfredo, que fica na Reitoria da Universidade. O relatório final da comissão, com todos os dados referentes a escuta, ficará disponível na página da consulta

Date of last modification: 14/04/2023, 15:07