News News

Back

Abertas as inscrições para o apadrinhamento de alunos estrangeiros

O interessado deve ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFPE

A Diretoria de Relações Internacionais da UFPE recebe, até o dia 16 deste mês, inscrições para o Programa de Apadrinhamento de Aluno Estrangeiro 2017.2. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar os estudantes que estão chegando à Universidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos da UFPE a oportunidade de enriquecer culturalmente, ampliar sua rede de contatos e fazer novas amizades. Para candidatar-se basta preencher formulário on-line

O interessado deve ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFPE (preferencialmente ,no máximo, no penúltimo período do curso), ser comunicativo, proativo e ter disponibilidade para auxiliar o aluno estrangeiro quando necessário. A princípio, para o apadrinhamento, serão levados em conta o idioma e, em segundo plano, o curso. O edital está disponível no site de Relações Internacionais.

As atribuições do padrinho são as seguintes: contato prévio com o estrangeiro (via e-mail) para fornecer informações sobre o Recife e a Universidade; recepção do aluno estrangeiro, indo encontrá-lo no aeroporto (não é necessário possuir carro); ajudá-lo a encontrar um lugar para ficar em seus primeiros dias, caso seja necessário; dar explicações sobre a localização da UFPE e da Diretoria de Relações Internacionais; e auxiliar no procedimento de matrícula na instituição, da aquisição da carteira de estudante e do cartão VEM, além de fornecer auxílio com documentação e registro na Polícia Federal.

O Guia do Estudante Estrangeiro, disponível no site da DRI, oferece várias informações úteis tanto ao aluno quanto ao padrinho, incluindo uma lista com sugestões de acomodação.

A divulgação dos alunos selecionados e de seus respectivos apadrinhados será feita mediante envio de comunicado através de e-mail a partir do dia 20 deste mês. Os alunos selecionados terão que firmar um termo de compromisso, a ser fornecido pela DRI.

Mais informações
(81) 2126.8006
apoio.dri@ufpe.br

 

 

Date of last modification: 12/07/2017, 14:17