News News

Back

“Ataque contra as escolas” é o mote do Giro Nordeste amanhã (21)

Apresentado pela TVU (canal 11.1) às 20h, o programa discute convivência nas escolas pelo olhar da psicóloga e professora da USP Adriana Machado

Nos últimos dois meses, escolas de vários estados brasileiros têm vivido situações de apreensão quanto a ataques de violência. E para falar sobre esse momento no país, o Giro Nordeste convidou a psicóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP) Adriana Marcondes Machado. Entre os temas discutidos estão espetacularização da mídia, evasão escolar, políticas públicas de educação e ausência de diálogos de formação. O programa Giro Nordeste é veiculado pela TVU (canal 11.1) às 20h, às sextas-feiras, com reapresentação às segundas-feiras, no horário das 21h.

Coordenadora do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, Adriana Machado explica a expressão “Ataque contra as escolas” ratificada por ela. “Eu sei que existe violência na escola, como existe violência na universidade, na mídia, no hospital. É lógico que é um espaço tenso onde se produzem muitas questões problemáticas”. Mas a pesquisadora faz questão de destacar que também é “um espaço que qualquer um tem o direito de se tornar aluno e aluna. E isso não é uma conquista qualquer”. Para ela, “muitos ataques parecem que são ataques a isso”.

Ainda sobre o ambiente educacional, a especialista pontua que “a escola se tornou na nossa vida uma resposta, a nossa aposta é essa e a luta de professores e professoras vai nessa direção, uma resposta social à barbárie. Então, um ataque à escola serve à barbárie”. Adriana esclarece porque considera uma resposta à barbárie: “Porque é um momento de suspensão, é um momento onde as pessoas que estão lá não estão precisando resolver os problemas imediatos que nós adultos estamos tendo que resolver. Elas podem ler, pensar o que quiserem e discutir isso. Elas estão sendo formadas”.

Sobre a vigilância dos filhos pelos pais quanto a celulares e mochilas, tão propagada nos tempos atuais, a psicóloga discorre que a palavra vigiar tem que estar atrelada a outras como aproximar, cuidar e conversar.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Date of last modification: 20/04/2023, 15:27