Conexão UFPE Conexão UFPE

Back

Matrizes energéticas brasileiras

Como o Brasil vem gerando energia nos últimos anos? E como ele tem se preparado para os próximos?

O Brasil vive a maior crise hídrica dos últimos anos que vem afetando os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Mas apesar do cenário de escassez, as hidrelétricas ainda são a segunda matriz energética mais comum no Brasil e são responsáveis por quase 30% de toda geração e consumo, segundo dados da FGV. Ela só perde para o petróleo que até hoje é a nossa principal matriz energética e que sozinho representa 38% de toda a energia gerada. Sem falar em outras fontes de geração que também fazem parte do conjunto de matrizes energéticas brasileiras, tema do Conexão UFPE de hoje que conta com a participação de Chigueru Tiba, professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares e especialista em energia solar, e de Heitor Scalambrini Costa, doutor em Energética e professor aposentado da Universidade.

 

 

Apresentação: Ariana Pacheco l Produção: Ariana Pacheco e Laryssa Soares I Fale com a gente através do https://twitter.com/conexaoufpe/ e do https://www.facebook.com/conexaoufpe/

 

Rádio Universitária FM - O Conexão UFPE também vai ao ar toda sexta-feira, às 13h, na Rádio Universitária FM, na frequência 99.9 mHz e no site www.ufpe.br/ntvru.

Ouça o Conexão UFPE também no Spotify, Mixcloud, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts e Youtube - Toda quinta-feira, às 17h, você confere um episódio inédito do Conexão UFPE no Spotify, Mixcloud, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts e também no Youtube da Ascom. Acesse os nossos perfis e não perca nenhum programa.

Date of last modification: 03/06/2021, 14:26