Articles Articles

Back

UFPE aberta ao mundo

Por Anísio Brasileiro, reitor da UFPE
reitor@ufpe.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Avaliações de diversos rankings internacionais e nacionais mostram a UFPE entre as 10 melhores universidades do Brasil e as 20 da América Latina. Os indicadores referem-se à qualidade do ensino, pesquisa e inovação, à posição dos egressos no mundo do trabalho e à internacionalização. Nesses critérios, a UFPE se destaca por ser a única universidade do Norte e Nordeste a estar entre as melhores do País e do continente.

Nosso foco estratégico, nesses dois anos de mandato, tem sido fortalecer a UFPE como instituição de excelência, de classe internacional. Isso significa formar recursos humanos de alta qualidade, desenvolver uma cultura proativa na resolução de problemas, inovar na articulação entre pesquisa na ponta e saberes sociais. A UFPE está aberta ao mundo, respeitando culturas, tolerante com as diferenças. Uma UFPE flexível, desburocratizada, eficiente e participativa. Fortalecer essa visão foi o objetivo da missão que acabamos de liderar, indo ao Japão e à China, com o apoio das embaixadas brasileiras.

No Japão, assinamos acordo com a Universidade de Yokohama, estivemos com o vice-reitor da Universidade de Tóquio e visitamos centros de pesquisa Interdisciplinares. Foi crucial conhecer instalações de estaleiros que podem articular negócios em Pernambuco. Essa missão teve como foco as Engenharias e Ciências Exatas, em particular as áreas de Naval, Materiais, Equipamentos e Mecatrônica, do Programa Ciência sem Fronteiras. Por meio do programa, estudantes de graduação estiveram na Universidade de Tóquio e estagiaram no estaleiro Mitsubishi. É um contexto promissor, envolvendo projetos que a UFPE tem com a Petrobras, a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro e os polos petroquímico e automotivo.

Na China nosso foco foi para as áreas de Ciências Humanas, Sociais e Ambientais. Tivemos reuniões com as Universidades de Pequim, Normal de Pequim e de Xian, onde pesquisadores da UFPE e da China já interagem em áreas ambientais e de saneamento. Na China, a âncora de nossa cooperação será o Instituto de Ciências Geográficas e de Pesquisa de Recursos Naturais, pertencente a prestigiosa Academia Nacional de Ciências. Nesse sentido, já podemos anunciar que um seminário será realizado na UFPE em abril de 2014, com foco nas políticas econômicas e sociais, nacionais e regionais. Daí, surgirão temas de pesquisa comuns que permitam a mobilidade estudantil, o intercâmbio de pesquisadores com publicações e orientações de teses de doutorado e de mestrado conjuntas. Além de aprendizados mútuos com metodologias para resolver problemas sociais ligados à habitação, renda, mobilidade, preservação do meio ambiente e da natureza. Tudo isso em um clima de confiança e respeito às culturas chinesa e brasileira. São iniciativas como essas que explicam a excelente posição da UFPE nos rankings nacionais e internacionais.

O artigo foi publicado na edição do Jornal do Commercio de 26.09.13

Date of last modification: 27/10/2016, 14:16

Nested Portlets Nested Portlets