Articles Articles

Back

O brilho da informática

Gilson Edmar – vice-reitor da UFPE
gilson.edmar@ufpe.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 
A informática ocupa um espaço importante e crescente no cotidiano das nossas vidas. De um começo onde raros eram os usuários, foi se desenvolvendo nos últimos anos de maneira acelerada. Pouco a pouco, foi substituindo instrumentos usados nas comunicações e na transmissão de informações. Houve uma verdadeira socialização do conhecimento, através da utilização da internet como fonte de pesquisa, cujos dados estão disponíveis para todos.
 
Saber utilizar bem esta excepcional ferramenta foi um desafio no início. Agora, é difícil dizer onde a informática não está inserida. Para que possa ser usada em toda a sua plenitude é necessária a capacitação de todos, começando na escola, como parte da formação das crianças e dos jovens: é a chamada inclusão digital, que deve estar presente em todos os níveis socioeconômicos.

Os equipamentos em todos os ramos profissionais são operados atualmente com base nos princípios da computação e são usados de modo a nos fornecer informações fidedignas. Na área médica, é imprescindível para um bom diagnóstico e tratamento dos nossos pacientes. Na engenharia e arquitetura, provocou uma revolução na simulação computacional dos projetos, permitindo antecipar a percepção do trabalho dos profissionais. A agilização nas atividades jurídicas se deu com a facilidade na consulta da legislação e dos processos. Possibilitou o armazenamento de obras culturais e artísticas, além de documentos necessários à memória das instituições. Hoje podemos avaliar de imediato a foto que acabamos de tirar e a substituir, se não estiver do nosso agrado.
 
Não esquecer o papel que desempenha e que pode ajudar cada vez mais na educação da nossa sociedade através da tecnologia da informação, usada em pesquisas escolares e na modernização das metodologias pedagógicas, especialmente no ensino a distância, com a utilização de videoconferência. Esta última ferramenta é também utilizada no processo de educação permanente e pode dar apoio às equipes de saúde, ligando virtualmente municípios distantes dos grandes centros, através do programa chamado telessaúde.
 
Para chegarmos a este estágio de desenvolvimento da informática, foi de fundamental importância a implantação de laboratórios de pesquisas neste campo do saber, capazes de gerar inovações tanto na área do hardware como dos softwares, e também da robótica, entre outras.
 
A informática na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi criada como Departamento do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, tendo sido posteriormente transformada em centro acadêmico, na década de 90, pela suas características especiais e principalmente pelo seu desempenho. Vem exercendo uma liderança no Estado de Pernambuco e no Brasil, através das suas atividades docentes e de pesquisa.
 
Os seus cursos de graduação (ciência da computação e engenharia da computação) são bem avaliados pelo MEC e com alta procura pelos jovens, quando da inscrição para o vestibular. A massa crítica de doutores compõe a totalidade do corpo docente do centro, possibilitando a implantação de uma pós-graduação de excelência pelos critérios da Capes, tanto no mestrado como no doutorado. Esse excelente desempenho é fundamental como fonte de estímulo aos jovens, que buscam a iniciação científica como uma das estratégias da sua formação.
 
Esses nossos estudantes estão dando um grande orgulho à nossa UFPE ao vencerem, em mais de uma versão, o Imagine Cup, olimpíada para os jovens universitários do mundo inteiro desta área de atuação. O destaque e o reconhecimento nacional e internacional do corpo docente levaram à criação do Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar), uma ONG que atua como uma incubadora de projetos e como criadora de softwares de alto nível. Foi também pioneiro e estimulador na implantação do Porto Digital, um dos principais pólos de desenvolvimento do Estado, contribuindo para seu crescimento e destaque.

 

O Centro de Informática (CIn) da UFPE é atualmente dirigido pelos professores Paulo Cunha e Hermano Perrelli, sendo um dos indutores do grande desenvolvimento desta área do saber em nosso meio, com extraordinária contribuição à ciência, dignificando assim a Universidade Federal de Pernambuco.

 

Publicado no Jornal do Commercio do dia 27.11.2008
Date of last modification: 31/10/2016, 10:48

Nested Portlets Nested Portlets