Articles Articles

Back

Fórum dos diretores

Vice-reitor Gilson Edmar
 
Os diretores dos diversos centros acadêmicos da UFPE começaram a se reunir, periodicamente, há alguns anos, para compartilhar idéias sobre a gestão dos centros e da universidade. Essas ações administrativas eram isoladas e, por iniciativa do grupo, sem grandes repercussões na administração central. A partir da gestão do reitor Mozart Neves Ramos, com a eleição de um novo grupo de diretores, começou a haver uma interação entre este colegiado informal e o reitorado. O início foi também semelhante aos anteriores: uma busca de soluções para problemas comuns. Com o tempo, entendemos que tínhamos uma missão mais propositiva. Começamos a discutir ações gerais que deveriam ser implantadas na universidade e a convidar o reitor para discuti-las com o grupo. Como não era um conselho formal, passamos a designá-lo fórum dos diretores. As reuniões ocorriam de modo alternado em cada centro. Não era raro haver confraternizações. Éramos colegas de trabalho e passamos a ser amigos.
 
Chamávamos fórum dos diretores e dele, obviamente, participavam também os vice-diretores, pois eram tão compromissados e respeitados quanto os titulares. No ocaso da primeira gestão do reitor Mozart Neves, o fórum apoiou sua reeleição. Houve uma dissidência, que não comprometeu a unidade do grupo. Metade dos diretores também se propôs a pleitear um novo mandato, porque o grupo entendeu que era um momento de consolidação política. Naquela ocasião, o restante do fórum foi completado com novos diretores, que logo entenderam a missão deste colegiado.
 
Entretanto, a partir do segundo mandato houve uma descontinuidade no relacionamento com a administração central. Esse fato provocou, paradoxalmente, fortalecimento do fórum, especialmente no campo político. Mesmo que tivéssemos pensamentos e posicionamentos políticos diferentes, nos uníamos quando o objetivo era a UFPE. Essa posição, aliada à representatividade de seus membros, foi fator crescente para a respeitabilidade do fórum no câmpus. Houve a decisão de participar ativamente do processo eleitoral daquela época. Tomamos a iniciativa de comunicar ao reitor nosso posicionamento. Também achávamos que o próximo reitor e o vice deveriam ser escolhidos entre os diretores e que deveriam administrar, se eleitos, com os demais. O passo seguinte foi o lançamento de uma chapa alicerçada nos princípios que regiam o fórum. Tivemos, para este lançamento, o apoio das entidades que compõem os diversos segmentos da universidade. Assim foi criado o fórum das entidades, composto pelo fórum dos diretores, Adufepe, Sintufepe e DCE.
 
Foi uma bela campanha e uma eleição vitoriosa de Amaro Lins e Gilson Edmar. Houve uma desarticulação daquele fórum dos diretores, e uma renovação significativa de seus membros. Os novos diretores não conheciam esta história, mas aos poucos houve um novo fortalecimento e a volta das ações conjuntas. A universidade precisa dar legalidade ao fórum dos diretores para que ele possa exercer seu papel administrativo e político. O fórum também deverá será a base do conselho de administração numa reforma do estatuto e do regimento. Enfim, qual reitor não gostaria de administrar com um fórum tão privilegiado, para pôr em prática os princípios da democracia, da descentralização e da qualidade, emanados dos centros acadêmicos? Mesmo não sendo mais diretor de centro, ainda me considero um dos seus membros, pois exerço um mandato conquistado pelo fórum de diretores.
 
Publicado no Jornal do Commercio na edição de 27.02.07
Date of last modification: 31/10/2016, 11:22

Nested Portlets Nested Portlets