Articles Articles

Back

Da UR à UFPE

Amaro Lins, reitor da UFPE – publicado no Jornal do Commercio, em 11.08.06

Criada pelo Decreto-Lei nº 9.388, de 20 de junho de 1946, e solenemente instalada em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade do Recife, origem da atual Universidade Federal de Pernambuco, completa, neste ano de 2006, 60 anos. Inicialmente, a Universidade do Recife foi formada por algumas faculdades ou escolas isoladas, sendo a mais antiga delas a Faculdade de Direito do Recife (1827). Também fizeram parte do núcleo inicial da Universidade do Recife a Escola de Engenharia de Pernambuco (1895), a Faculdade de Medicina do Recife (1915), com as escolas anexas de Odontologia (1913) e Farmácia (1903), a Escola de Belas Artes de Pernambuco (1932) e a Faculdade de Filosofia do Recife (1941).

Pouco tempo depois de instalada a Universidade do Recife, foi criada a Cidade Universitária de Pernambuco, pela lei estadual nº 42, de 12 de dezembro de 1947. No mesmo mês, foi nomeada uma comissão encarregada de fazer um relatório sobre a localização da futura Cidade Universitária de Pernambuco.

Após apreciar diversas opções de localização, entre as quais a Ilha de Joana Bezerra, a Ilha do Maruim e a Ilha do Leite, a comissão optou, finalmente, pelas terras do Engenho do Meio, que pertencera a João Fernandes Vieira. Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas, o grande mestre de obras da criação e instalação da Universidade do Recife, demonstrou possuir larga visão do futuro. A Universidade seria instalada em um câmpus onde ficariam reunidas suas unidades de ensino, de pesquisa, de administração, de práticas esportivas, de manifestações artísticas e de convivialidade.

A realização desse projeto foi entregue ao arquiteto italiano Mario Russo, especialmente contratado para esta função e a quem foi também confiado o ensino da arquitetura na Escola de Belas Artes. Mario Russo apresentou, em 1949, um projeto não apenas de grande modernidade, mas com uma especial sensibilidade para as suas funções de um centro de ensino e pesquisa.

A Universidade do Recife, gradativamente, abriu-se para a criação de novas unidades, voltadas para inovadores campos do ensino e do saber, como o Instituto de Nutrição, o Instituto de Antibióticos, o Instituto de Micologia, o Instituto de Ciências do Homem. Institutos aos quais se associam os nomes de eminentes professores e pesquisadores, cujos saber e espírito acadêmico honram a instituição que os acolheu.

Desde logo, a Universidade do Recife dotou-se dos meios necessários à difusão do saber elaborado pelos seus docentes, com a criação da Imprensa Universitária, hoje Editora Universitária, a primeira do gênero no Brasil e que acaba de completar 50 anos. A universidade teve igualmente sensibilidade para suas responsabilidades com a sociedade e criou o Departamento de Ação Cultural, por onde passaram nomes de destaque nos cenários local e nacional. A ação do DAC foi completada pela instalação da Rádio Universitária e, em seguida, da Televisão Universitária, igualmente pioneiras na abertura da universidade para a sociedade.

Em seus 60 anos, a atual Universidade Federal de Pernambuco deu continuidade ao projeto inicial de sua criação, como Universidade do Recife, mas uma continuidade que o ampliou e diversificou, acompanhando e respondendo aos diversos momentos históricos do País. A UFPE, pelo trabalho de seus docentes, técnicos administrativos e estudantes, possui uma dimensão que ultrapassa as fronteiras de Pernambuco. Sua influência regional, notadamente através das dezenas de cursos de pós-graduação, já está consolidada, mas através de publicações e intercâmbios científicos ela tem, igualmente, uma presença nacional e internacional. E a interiorização do seu câmpus, com as unidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão, abre um novo momento de sua história e amplia seu raio de ação para segmentos da sociedade que dificilmente a ela teriam acesso.

O olhar que hoje lançamos sobre o seu passado possui um duplo aspecto carregado de um justo orgulho pelo que foi realizado, pelo reconhecimento da contribuição de todos os que a fizeram e a fazem e pelo compromisso de continuar a fazer sempre mais e
Date of last modification: 31/10/2016, 11:31

Nested Portlets Nested Portlets