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Fiz a matrícula normalmente, mas ela desapareceu depois. Como proceder?

 

No período da matrícula, as vagas são reservadas para alunos do curso e do turno de ingresso. Se você é do matutino e pediu matrícula em disciplina oferecida pela tarde, suas solicitações serão indeferidas, porque as vagas são reservadas aos alunos do vespertino, e vice-versa.

 

No período da rematrícula você poderá solicitar e concorrer normalmente, uma vez que as vagas não estarão mais reservadas. Então, não esqueça de solicitar novamente na rematrícula a disciplina que não conseguiu vaga durante a matrícula.

 

Fiz a matrícula normalmente, mas ela desapareceu depois. O período da rematrícula já se encerrou. Como proceder?

 

Caso o período da rematrícula já tenha encerrado, é possível solicitar matrícula extemporânea. Mas todas as matrículas fora do prazo precisam ser aprovadas pelo Colegiado do Curso, um órgão acima do coordenador do curso. Peço que você envie uma solicitação de matrícula fora do prazo de forma justificada e documentada, preenchendo o Requerimento Geral disponível no menu Documentos e procedimentos. Procure elaborar uma justificativa clara sobre os motivos que fizeram você perder o prazo de matrícula regular, considerando que o simples esquecimento não é uma razão válida.

 

Preciso cumprir as 120h de eletivas livres para me formar, ou elas são opcionais?

 

A carga-horária de 120h de eletivas livres precisa ser obrigatoriamente cumprida. A diferença das eletivas livres é que você pode cumprir elas em outros cursos. O atual currículo permite que os alunos cumpram parte da carga-horária de eletivas em outros cursos da UFPE. Se quiser, você pode cursar duas eletivas do curso de Serviço Social, para além das 11 necessárias. Nesse caso, elas contam para a integralização da carga-horária das suas eletivas livres.

 

A partir de qual semestre posso trancar o curso?

 

Segundo as normas da UFPE, você pode solicitar o trancamento regular depois de um ano de curso, isto é, a partir do terceiro período. Orientações sobre como realizar o trancamento se encontram na aba Documentos e procedimentos.

 

A partir de qual semestre posso realizar estágio?

 

O estágio curricular não-obrigatório pode começar a partir do quarto período do curso. O estágio curricular obrigatório inicia-se regularmente a partir do sexto período. Mais informações sobre o estágio podem ser consultadas no menu Estágio supervisionado, ou através de contato direto com a Coordenação de Estágio pelo e-mail <estagio.ss@ufpe.br>.

 

Fui selecionado para uma vaga de estágio. Como proceder?

 

Todos os pedidos para início de estágio devem ser remetidos à Coordenação de Estágio em <estagio.ss@ufpe.br> para avaliação da sua regularidade e atendimento aos pré-requisitos mínimos. Relembramos que todos os estágios, obrigatórios ou não-obrigatórios, precisam ser realizados sob a supervisão direta de assistente social inscrito no CRESS e que componha o quadro pessoal da instituição. Estágios sem a supervisão de assistentes sociais não serão admitidos sob nenhuma hipótese.

 

Quero desistir de uma cadeira e preciso cancelá-la. Como proceder?

 

O cancelamento de disciplinas só pode ocorrer no período da rematrícula. Fora desse prazo, só aceitamos solicitações com justificativa sólida e documentada, que explique porque você não pôde realizar no período regular. O pedido de cancelamento só será aceito em casos que esteja comprovada a possibilidade de danos imediatos e irrecuperáveis decorrentes da eventual reprovação. Maiores orientações e encontram na aba Documentos e procedimentos. É preciso considerar, porém, que a reprovação é algo comum na vida acadêmica, e dificilmente ela gerará prejuízos em seleções e processos seletivos no futuro.

 

Preciso solicitar a segunda chamada de uma avaliação. Como proceder?

 

Conforme a resolução CEPE nº 004/1994, todo discente tem direito a uma segunda chama de avaliação por disciplina matriculada a cada semestre. Para solicitar, é preciso preencher o Requerimento geral e enviar com documentação comprobatória em anexo para <coord.ss@ufpe.br> em até 05 dias úteis após realizada a avaliação que se pleiteia a segunda chamada. É preciso observar que a solicitação precisa ser justificada, cabendo ao docente avaliar se a justificativa para execução da segunda chamada é ou não razoável.

 

Tenho atestado médico e precisei me afastar temporariamente das aulas. Como proceder?

 

Atestados médicos não abonam faltas automaticamente. Afastamentos de duração inferior a 15 dias devem ser negociados diretamente com os professores das disciplinas em questão. A decisão de abonar faltas em razão de afastamentos médicos depende de cada docente.

 

Já afastamentos médicos e de casos previstos na resolução CEPE nº 019/2022, com duração de 15 a 90 dias, devem ser informados à Coordenação do Curso através de procedimento descrito na aba Documentos e Procedimentos.