Asset Publisher Asset Publisher

Back

Projeto realiza prescrição de exercícios físicos e monitoramento de cardiopatas digitalmente

Sabemos que a realização de exercícios físicos é uma parte muito importante na manutenção da saúde humana. Entretanto, esses exercícios são ainda mais indispensáveis na reabilitação de cardiopatas, que se deixados de lado podem obstruir o funcionamento regular da vida do paciente e até mesmo facilitar a ocorrência/recorrência de outros problemas de saúde derivados. Com as medidas de isolamento social em combate à pandemia da COVID-19 diversos serviços tiveram de ser paralisados, incluindo o tratamento físico de cardiopatas, que teve de ser repensado para funcionar adequadamente. A solução foi utilizar um tratamento amplamente estudado e utilizado em outros países e que no momento se tornou essencial: o telemonitoramento.

 

O projeto “Prescrição de Exercícios e Palestras Educativas Por Meio da Telereabilitação Cardíaca: Uma Estratégia Para Promoção da Saúde em Tempos de Pandemia Para os Cardiopatas” coordenado pela professora Daniella Cunha Brandão, utiliza o telemonitoramento como principal ferramenta de manutenção do tratamento dos cardiopatas no período de isolamento. O projeto conta com uma equipe de docentes e discentes do curso de Fisioterapia, responsáveis pelo monitoramento e realização das aulas que acontecem através da plataforma G Suíte e Google Meet ofertados pela UFPE. 

 

Desta forma, o projeto promove não apenas a assistência aos pacientes como também a reflexão ética para os discentes e futuros profissionais quanto a utilização de novas técnicas e revisão dos métodos de atendimento, que devem ser empregados até mesmo em situações extremas — utilizando dos conhecimentos ofertados pelo ensino e pesquisa universitária na vida da comunidade em geral.

 
Date of last modification: 12/08/2020, 09:39