Asset Publisher Asset Publisher

Back

Projeto do CAV oferece atividades físicas e acompanhamento para grupos especiais

A prática de atividades físicas é fundamental para todos e cumpre um papel muito importante na manutenção da qualidade de vida. Infelizmente, a mesma foi comprometida pela chegada da pandemia atual, devido ao distanciamento social necessário para combater a doença. 

Com a redução do nível de atividade física das pessoas, há o estímulo ao comportamento sedentário e consequentemente à piora nas condições de saúde e de doenças crônicas. Buscando combater essa situação, o projeto de extensão da UFPE Condicionamento Físico para Grupos Especiais (CONFISGE) estimula a prática de exercícios entre integrantes de grupos sociais especiais, para quem ela é ainda mais importante.

O CONFISGE têm sua origem no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV/UFPE) e atua na cidade, disponibilizando rotinas de exercícios e acompanhamento físico, fisiológico e alimentar para idosos, hipertensos, cardiopatas, diabéticos, obesos ou pessoas acometidas por COVID-19.

Para participar do projeto é preciso ter encaminhamento médico, a partir da análise clínica realizada em consultórios da escolha do indivíduo. Os participantes realizam atividades físicas prescritas pela equipe do projeto 3 vezes por semana, praticando exercícios de coordenação, ritmo, equilíbrio, flexibilidade e de vários outros tipos.

As atividades estão sendo realizadas de forma remota desde junho e deverão continuar assim pelo tempo que durar a necessidade de distanciamento social. Posteriormente, as atividades físicas serão realizadas na Quadra poliesportiva do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte, no CAV, com atendimento remoto para os participantes que não puderem comparecer ao local.

O projeto prevê atender 60 participantes e tem inscrições previstas até o mês de dezembro. Participam da equipe do projeto estudantes bolsistas e voluntários dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Nutrição e Enfermagem. 

 

Mais informações:

  • Instagram: @confisgecav
  • E-mail do coordenador do projeto: arygomesf@ufpe.br

 

Date of last modification: 12/08/2020, 12:50