Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Lançamento do Edital 2021- Programa de Formação de Startups da UFPE e acesso ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), torna pública a chamada de seleção de propostas para o Programa de Formação de Startups e acesso ao Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo TeC/UFPE), através do Lançamento do Edital 05/2021 PROPESQI, disponível no link: https://bit.ly/edital_startups_2021

Será realizada uma live para tirar dúvidas sobre o Edital no dia 14/07/2021(quarta-feira) às 16h através do canal do Polo TeC no Youtube: https://www.youtube.com/c/PoloTecnologicoeCriativodaUFPE

O Edital 2021 traz novidades como a figura do parque tecnológico e empresas âncoras que desejarem entrar no ecossistema, além de prioridade no licenciamento da tecnologia por parte da UFPE, beneficiando os estudantes inventores que desejarem empreender.

O público-alvo é direcionado aos estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, bem como de pós-doutorado e egressos da instituição (graduação e pós-graduação) com até 5 anos de formados que estejam buscando potencializar negócios inovadores e criativos, bem como empresas de grande porte que buscam trabalhar em parceria com as empresas do ecossistema da UFPE.

O novo edital abrangerá cinco modalidades de empreendimentos e as inscrições poderão ser realizadas através de formulário específico para cada uma:

Projeto pré-incubado: propostas de empreendimentos em fase de desenvolvimento do modelo de negócios ou em desenvolvimento nas unidades descentralizadas de pré-incubação, como:  Sandpit, Projetão e Residências Empreendedoras, dentre outras. Nesta modalidade, os estudantes selecionados poderão utilizar os serviços de apoio da Incubadora em ambiente de coworking;

Formulário de inscrição: https://bit.ly/poloselecao_pre

 

Startup Incubada: propostas de empreendimentos já com modelo de negócio elaborado e um mínimo produto viável - MVP (Minimum Viable Product) desenvolvido, que tenham pelo menos um cliente ou investidor interessado em adquiri-lo ou alavancá-lo e maturidade mercadológica. Nesta modalidade, o empreendimento poderá manter sua sede no ambiente da Universidade, integrando o sistema de formação de startups da UFPE, em consonância com o Inciso III do Art.  2 o da Lei N o 10.973/04.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/polo_selecao_startups

 

Startup Associada: pessoas jurídicas de micro, pequeno e médio porte, já estabelecidas no mercado, que estejam em dia com suas obrigações legais.  Nesta modalidade o empreendimento poderá manter sua sede no ambiente da Universidade, e integrará o Polo Tecnológico da UFPE, em consonância com o Inciso XI do Art. 2o da Lei No 10.973/04 e com a Alínea a do Inciso II do Art.  2o do Decreto No 9.283/18.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/polo_selecao_startups

 

Empresa Residente: pessoas jurídicas de grande porte, já estabelecidas no mercado, que estejam em dia com suas obrigações legais. Nesta modalidade o empreendimento poderá manter sua sede no ambiente da Universidade, e integrará o Parque Tecnológico da UFPE, em consonância com o Inciso X do Art.  2o da Lei No 10.973/04 e com a Alínea a do Inciso II do Art. 2o do Decreto No 9.283/18.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/polo_selecao_startups

 

Empresa Âncora: pessoas jurídicas de grande porte, já estabelecidas no mercado, que estejam em dia com suas obrigações legais e que tenham parceria formalizada com alguma das empresas do ambiente promotor de inovação da UFPE. Nesta modalidade o empreendimento poderá manter sua sede no ambiente da Universidade e integrará o Parque Tecnológico da UFPE, em consonância com o Inciso X do Art.  2o da Lei No 10.973/04 e com a Alínea a do Inciso II do Art.   2o do Decreto No 9.283/18.

Formulário de inscrição: https://bit.ly/polo_ancora

As propostas selecionadas terão suporte de infraestrutura, mentorias, capacitação e networking para que os empreendimentos ganhem maturidade e se consolidem no mercado. As Startups do Polo têm alto grau de inovação e vinculação a projetos de pesquisa científica, através de docentes ou laboratórios da UFPE.

São áreas de interesse da UFPE para esta chamada pública: Inovação em saúde e biotecnologia; Energia, petróleo e gás e biocombustíveis; TIC, economia criativa e cultura; Materiais, nanotecnologia e fotônica; Engenharias e tecnologia 4.0; Meio ambiente, biodiversidade e água; Humanas, desenvolvimento social e urbano; Ciências do mar, oceanografia e risco ambiental.

A Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) tem por finalidade articular e promover ações para fomentar a cultura de inovação, empreendedorismo, incubação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

O Polo TeC UFPE, sob a gestão da DINE, estimula e presta apoio aos estudantes empreendedores e atua na promoção da cultura da inovação junto à comunidade acadêmica.

Para maiores informações ou dúvidas entre em contato:

e-mail: polotec@ufpe.br

grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LuYQ0le0Vu3DI0nRiphFEv

Instagram: https://www.instagram.com/polotec.ufpe/

Date of last modification: 09/07/2021, 15:12

Web Content Display Web Content Display

José Roberto Ferreira Guerra
Diretor de Inovação e Empreendedorismo
81 2126.8600
Gilson Ludmer
Assessor de Empreendedorismo, Incubação e Difusão Tecnológica
81 2126.8959
Geraldo Leite Maia Júnior
Coordenador de Empreendedorismo e Incubação
81 2126.8959
Antonieta Lynch de Moraes
Coordenadora de Transferência de Tecnologia
81 2126.8959
Rafael Lima Guimarães
Coordenador de Propriedade Intelectual

Web Content Display Web Content Display

Jôuldes Matos Duarte
Auxiliar em Administração
(81) 2126.8959
Júlio Vinícios Rocha
Assistente em Administração
81 2126.8601
Ana Carolina Padrão
Assistente em Administração
81 2126.8958
Siddartha Gautamma
Assistente em Administração
81 2126.8958
Thais Melo
Assistente em Administração
Júlio Ribeiro
Administrador
81 2126.8958
Fanny Vidigal
Administradora
81 2126.8958
Paulo Francisco Neto
Assistente em Administração
81 2126.8601
Angélica Mascaro
Analista de Tecnologia da Informação
Suzanna Sandes
Analista de Tecnologia da Informação