Asset Publisher Asset Publisher

Back

Festival de Ciranda do Recife estreia na faixa Arte no 11 da TVU

Cerca de 20 mestres e mestras da Ciranda de todas as gerações e regiões do Estado de Pernambuco se apresentam no festival

Neste sábado (8), tem estreia na faixa Arte no 11 da TVU (canal 11.1). O Festival de Ciranda do Recife será exibido neste e nos próximos três sábados (15, 22 e 29 de janeiro), sempre às 21h. Um dos maiores eventos de cultura popular do país, o encontro musical reúne mestres e mestras da Ciranda de todas as gerações e regiões do Estado de Pernambuco.

De volta aos palcos após 39 anos, o festival exalta a musicalidade, a dança e o ritmo da Ciranda, além de festejar a conquista do título de Patrimônio Imaterial do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em agosto do ano passado.

Fazem parte da programação nomes como, as mestras Dulce Baracho e Severina Baracho (Abreu e Lima), filhas de um importante ícone da ciranda pernambucana, o mestre Baracho, natural do Município de Nazaré da Mata. Também integram a grade artística Cristina Andrade (Recife), Elisete Souza (Cabo de Santo Agostinho) e Margareth Laurindo (Goiana).

Entre os artistas regionais, os mestres João Limoeiro (Carpina), Zé Dias (Lagoa do Itaenga), Josivaldo Caboclo (Lagoa do Itaenga), Sérgio da Imperial (Recife), Hamilton Filho (Recife), mestre Bi (Nazaré da Mata), Anderson Miguel (Nazaré da Mata), Ricco Serafim (Cabo de Santo Agostinho), Canarinho (Aliança), Noé (Surubim), Adiel Luna (Carpina), Edmilson João (Lagoa do Itaenga) e Natal (Lagoa do Itaenga).

A apresentação dos artistas foi realizada na Casa da Cultura da Cidade do Recife, com a participação do Som na Rural. Não houve a presença de público em virtude das regras sanitárias para contenção do avanço do novo coronavírus.

Historicamente, o Festival de Ciranda do Recife sempre foi realizado no Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio, no Recife. A 12ª e última edição do evento aconteceu no ano de 1986.

O Festival de Ciranda é coordenado pela Associação das Cirandas de Pernambuco, com sede na cidade de Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A ação contou com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Ficha Técnica
Produção musical: Buguinha Dub, Maciel Salú e Henrique Albino 
Produção executiva: Joana D’Arc Ribeiro, Ricco Serafim e Josivaldo Caboclo Coordenação geral: Hamilton Filho 
Gravação e edição: Nilton Pereira

Shows do Episódio 1 - 8 de janeiro
Mestre Anderson Miguel
Mestre Noé 
Mestre Zé Dias 
Mestra Elisete 
Mestre João Limoeiro 
Episódio 2 - 15 de janeiro 
Mestra Margareth 
Mestre Hamilton Santana 
Mestra Severina Baracho 
Mestre Ricco Serafim 
Mestre Bi 
Episódio 3 - 22 de janeiro 
Mestra Dulce Baracho 
Mestre Goitá 
Mestra Cristina 
Mestre Sérgio Imperial 
Mestre Canarinho 
Episódio 4 - 29 de janeiro 
Mestre Josivaldo Caboclo 
Mestre Carlos Antônio 
Mestre Edmilson 
Mestre Natal 
Mestre Maciel Salú

Date of last modification: 06/01/2022, 16:13