Asset Publisher Asset Publisher

Back

CCJ e NTVRU lançam projeto de extensão sobre Direito e Cidadania

Será produzida uma variedade de conteúdo transmídia para veiculação nas emissoras e plataformas on-line do núcleo

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em parceria com o Núcleo de TV e Rádios Universitárias da UFPE (NTVRU), lançou, na última quinta-feira (11), o projeto de extensão “Direito e Cidadania em Foco”. O objetivo principal do projeto é estimular o debate sobre os mais variados temas envolvendo a democracia brasileira e os impactos na vida das pessoas. Será produzida uma variedade de conteúdo transmídia para veiculação nas emissoras e plataformas on-line do Núcleo.

De acordo com o professor de Direito e coordenador do projeto João Paulo Allain Teixeira, “a iniciativa representa um esforço conjunto entre o CCJ e o NTVRU no sentido de ampliar o debate e a circulação de ideias sobre temas sensíveis na estrutura social nacional, muitas vezes ignorados pela mídia hegemônica. Dentre os temas enfrentados, destacam-se aqueles voltados para a afirmação da cidadania e para a efetivação igualitária e inclusiva dos direitos estabelecidos pela Constituição brasileira”.

Já Gustavo Almeida, diretor de produção do NTVRU e vice-coordenador do projeto, destaca que “a Comunicação Pública tem papel fundamental na democracia brasileira e o NTVRU, com seus canais, inclusive a TVU, primeira emissora de TV educativa do Brasil, ao longo de mais de cinco décadas, tem buscado sempre oferecer conteúdo relevante para a contribuição da formação crítica e cidadã da população pernambucana”.

O caráter interdisciplinar da proposta possibilitará que o projeto ofereça aos discentes participantes a oportunidade de reflexão capaz de vincular as teorias da sala de aula às demandas de uma sociedade marcada pela complexidade e pelo pluralismo. Segundo o artigo de apresentação do projeto, disponível no site do NTVRU, a proposta oferece um amplo potencial de impacto na formação do discente, inserindo efetivamente a teoria no contexto das demandas sociais práticas.

Na primeira temporada, de agosto deste ano a março de 2023, serão produzidos interprogramas para veiculação na TVU, canal 11.1, que também ficarão disponíveis em playlist no canal da emissora no YouTube; podcasts para as rádios Universitária FM 99,9 e Universitária Paulo Freire AM 820 e suas plataformas virtuais; e artigos para o site do NTVRU.

Mais informações
direitoecidadaniaemfoco@gmail.com

Date of last modification: 15/08/2022, 16:17