Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Programa de Incubação de 2023 do Polo Tecnológico da UFPE é lançado

Na cerimônia, os temas empreendedorismo, inovação e sustentabilidade tiveram destaque

Em evento realizado no Auditório Professor Ricardo Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), a UFPE lançou o Programa de Incubação 2023 do Polo Tecnológico e Criativo da Universidade. Na ocasião, foi iniciada uma nova fase para os projetos de incubação de startups desenvolvidos no Polo Tec, com a graduação de três empresas que completaram o processo de incubação: XP Energy, Connect On e Reminera. Foram assinados acordos de parceria entre a UFPE e o Porto Digital, representado pelo presidente Pierre Lucena, e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), representando pelo diretor de Marketing, Osiris Cunha.

Foto: Raiane Andrade

Acordos de parceria foram assinados com o Porto Digital e o Itep

Na cerimônia, o tema empreendedorismo, inovação e sustentabilidade tiveram destaque no diálogo de abertura. O reitor Alfredo Gomes destacou a importância de a Universidade enxergar a potencialidade dos projetos inovadores, contribuindo para o avanço do diálogo e articulação com o meio acadêmico, bem como a sociedade em geral. Dessa forma, o reitor ainda ressalou que “ é preciso referenciar uma política que possa distribuir justiça social para fortalecer a trajetória de desenvolvimento”.

O diretor de Inovação e Empreendedorismo, Roberto Guerra, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), também enxerga o momento como fundamental para aproximar a Universidade de organismos responsáveis pela produção de inovação e tecnologia em Recife. Os acordos assinados, segundo ele, busca promover a “troca de instalações, a possibilidade de executar programas conjuntos na pauta de inovação, de empreendedorismo e de tecnologia”.

Pedro Carelli, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, sinalizou que o projeto do Polo Tecnológico atende a diversas áreas de conhecimento da Universidade. “Essa é uma oportunidade de expandir e consolidar ainda mais a nossa cidade como referência de inovação para o Brasil”, afirmou ele.

Atualmente, o Polo Tecnológico da UFPE atua estrategicamente no processo de difusão de tecnologia e pesquisa produzidas na Universidade enquanto promove uma nova geração de cientistas empreendedores. Tendo como setores prioritários de atuação a área de saúde, energia e sustentabilidade, o Polo incentiva a criatividade e ideias que sirvam para a melhoria da sociedade.

Estavam na mesa de cerimônia o reitor Alfredo Gomes, Roberto Guerra (Dine), Larissa Bruscky (cônsul interina do Reino Unido em Recife), Fabiana Delmondes (coordenadora de Empreendedorismo e Incubação), Pedro Carelli (pró-reitor de Pesquisa e Inovação), Osiris Cunha (diretor de Marketing do Itep), Pierre Lucena (presidente do Porto Digital) e Claudete Pereira (diretora do Centro de Ciências Exatas e da Natureza).

Date of last modification: 29/03/2023, 16:49

Web Content Display Web Content Display

José Roberto Ferreira Guerra
Diretor de Inovação e Empreendedorismo
Simone de Lira Almeida
Coordenadora de Empreendedorismo e Incubação
+55 (81) 3879-5861
Antonieta Lynch de Moraes
Coordenadora de Propriedade Intelectual
Geraldo Leite Maia Júnior
Coordenador Transferência de Tecnologia

Web Content Display Web Content Display

Geyce Petuba
Secretária /Assistente em Administração
Jôuldes Matos Duarte
Auxiliar em Administração
Júlio Vinícios Rocha
Assistente em Administração
Ana Carolina Borba
Assistente em Administração
Siddartha Gautamma
Assistente em Administração
Fanny V. de Paula
Administradora
Paulo Francisco Neto
Assistente em Administração
Suzanna Sandes
Analista de Tecnologia da Informação

cedida para outro órgão