Consulta à Comunidade 2023
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- Alfredo Gomes é o primeiro colocado na consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor da UFPE
Navegação Navegação
Comissão Organizadora Comissão Organizadora
Competência:
I. organizar a consulta prévia à comunidade;
II. estabelecer o calendário da realização da consulta;
III. realizar a inscrição dos candidatos;
IV. indicar as mesas receptoras dos votos;
V. credenciar delegados e fiscais;
VI. realizar a apuração dos votos;
VII. adotar as providências necessárias à realização da consulta à comunidade universitária;
VIII. encaminhar relatório final com os resultados da consulta prévia à comunidade ao Presidente do Conselho Universitário.
INSTRUÇÕES NORMATIVAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Instrução Normativa | Ementa |
Estabelece o calendário da consulta prévia à comunidade universitária para escolha de Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio 2023-2027. | |
Regulamenta o processo de consulta à comunidade universitária para elaboração das listas tríplices dos nomes para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. | |
03 | Regulamenta o processo de votação para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. |
Recomendações acerca da Propaganda Eleitoral e Prestação de Contas da Campanha
ATAS DAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Ata | Data da Reunião |
08/02/2023 | |
15/02/2023 | |
03 | 01/03/2023 |
04 | 08/03/2023 |
05 | 15/03/2023 |
06 | 22/03/2023 |
07 | 29/03/2023 |
08 | 05/04/2023 |
(PROCLAMAÇÃO DE RESULTADO) | 13/04/2023 |
10 | 10/05/2023 |
PAUTAS DAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Reunião | Data |
08/02/2023 | |
15/02/2023 | |
03 | 01/03/2023 |
04 | 08/03/2023 |
05 | 15/03/2023 |
06 | 22/03/2023 |
07 | 29/03/2023 |
08 | 05/04/2023 |
RESOLUÇÕES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
Nº da Resolução | Ementa |
REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR | |
ALTERA O ART. 16 DA RESOLUÇÃO 03/2019 QUE REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA A ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR |
Mesários, consultem a escala abaixo para verificarem o local onde atuarão como mesários:
MANUAL DE TREINAMENTO DOS MESÁRIOS
Benefícios:
a. Docentes e Funcionários Técnico/administrativos: um (1) dia de folga pela atuação em cada jornada de 4h.
b. Alunos em geral: declaração de atividades complementares com carga horária de 20h.
Nº | NOME | REPRESENTAÇÃO |
1 | Maria Elizabeth Varjal Medicis Pinto | CE (Presidente) |
2 | Raphael Guazzelli Valerio | CE - Suplente |
3 | Rodrigo Cezar Luna dos Santos | CAp (Vice-Presidente) |
4 | Fernanda Cristina Puça França | CAp - Suplente |
5 | Jair de Lima Bezerra | CTG - Titular |
6 | Antônio Marques da Costa Soares Júnior | CTG - Suplente |
7 | Leucio Duarte Vieira Filho | CB - Titular |
8 | Patrícia Maria Guedes Paiva | CB - Suplente |
9 | Manoel Raimundo de Sena Junior | CCEN - Titular |
10 | Eddygledson Souza Gama | CCEN - Suplente |
11 | Emanuel Savio Cavalcanti Sarinho | CCM - Titular |
12 | Suenia Tavares de Machado França | CCM - Suplente |
13 | Ernesto Arcenio Valdes Rodríguez | CAA - Titular |
14 | Jocilene Otília da Costa | CAA - Suplente |
15 | Cristiano Coelho de Araujo | CIn - Titular |
16 | Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza | CIn - Suplente |
17 | Maria José de Matos Luna | CAC - Titular |
18 | Sadi da Silva Seabra Filho | CAC - Suplente |
19 | Matilde Cesiana da Silva | CAV - Titular |
20 | Michelle Galindo de Oliveira | CAV - Suplente |
21 | Etiene Oliveira da Silva Fittipaldi | CCS - Titular |
22 | Ana Nery Barbosa de Araújo | CCS - Suplente |
23 | Francisco Antonio de Barros e Silva Neto | CCJ - Titular |
24 | Walber de Moura Agra | CCJ - Suplente |
25 | Telma Costa de Avelar | CFCH - Titular |
26 | Emilio de Britto Negreiros | CFCH - Suplente |
27 | Elidomar da Silva Alcoforado | CCSA - Titular |
28 | Fernando de Mendonça Dias | CCSA - Suplente |
29 | Ricardo Oliveira da Silva | ADUFEPE -Titular |
30 | Maria Teresa Lopes | ADUFEPE - Suplente |
31 | Roberto Carlos Silva dos Santos | SINTUFEPE - Titular |
32 | Jacson Pereira da Silva | SINTUFEPE - Suplente |
33 | Melissa Luana Campos Cordeiro | Rep. Estudantil – Titular |
34 | Débora Karolayne da Silva | Rep. Estudantil – Suplente |
35 | Paulo Germano Moreira de Brito | Secretário da Comissão |
Portaria Nº 491, de 08 de fevereiro de 2023
A chapa inscrita e homologada é:
Alfredo Macedo Gomes (candidato a reitor) e Moacyr Cunha de Araújo Filho (candidato a vice-reitor) – nº 55
Alfredo Macedo Gomes é graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). É professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação. Atual reitor da UFPE.
Moacyr Cunha de Araújo Filho é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em Physique et Chimie de l´Environnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. É professor do Departamento de Oceanografia. Atual vice-reitor da UFPE.
Delegados:
- Leonardo Vieira Bruto da Costa (Técnico-Administrativo)
- Viviane de Bona (Docente)
- José Rafael Soares da Silva (Discente)
Coordenadora Financeira da Campanha:
- Maria da Conceição Couto da Silva (Técnica-Administrativa)
DATA | EVENTO |
08.02.2023 | Início dos trabalhos da comissão. |
15.02.2023 | Aprovação do calendário e da Instrução Normativa que regulamenta o processo de consulta; constituição das subcomissões. |
15.02.2023 | Início da mobilização para cadastro de coordenadores e mesários. |
17.02.2023 | Abertura das inscrições dos candidatos. |
28.02.2023 | Encerramento do período de inscrição dos candidatos. |
01.03.2023 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar o registro das candidaturas e divulgar o resultado das inscrições. |
03.03.2023 | Fim do prazo para recurso ao Conselho Universitário contra indeferimento de candidaturas pela Comissão Organizadora. |
08.03.2023 | Reunião com os candidatos ou seus delegados para definir os limites de despesas e os procedimentos da propaganda eleitoral. |
08.03.2023 | Início da propaganda eleitoral dos candidatos. |
14.03.2023 | Divulgação da relação dos votantes aptos a participarem do certame. |
17.03.2023 | Data final para designação de coordenadores e mesários pelos Centros e Órgãos. |
21.03.2023 | Fim do prazo para impugnação de eleitor. |
22.03.2023 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar impugnação de eleitor. |
22.03.2023 | Início do treinamento dos mesários pelo STI. |
24.03.2023 | Envio ao STI da relação de eleitores e documentação dos candidatos para a eleição em primeiro turno. |
28.03.2023 | Fim do prazo para indicação do técnico de informática por cada candidato para auditoria do programa de apuração. |
28.03.2023 | Fim do prazo para indicação de delegados pelos candidatos. |
28.03.2023 | Fim do prazo para impugnar a designação de mesários. |
28.03.2023 | Preparação dos computadores pelo STI para o 1º turno. |
28.03.2023 | Fim do prazo para credenciamento de fiscais pelos candidatos. |
28.03.2023 | Distribuição dos coordenadores e mesários pelos Centros e Órgãos. |
05.04.2023 | Envio de e-mail para os eleitores com dados para acesso ao sistema de votação. |
07.04.2023 | Fim do prazo para solicitação de chamados dos eleitores com relação ao recebimento dos dados por e-mail para a votação. |
10.04.2023 | Distribuição dos computadores pelo STI. |
11.04.2023 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 1º turno. |
12.04.2023 | Realização da consulta em 1º turno, apuração e divulgação oficial do resultado. |
19.04.2023 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 1º turno. |
20.04.2023 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 1º turno. |
20.04.2023 | Envio ao STI da documentação para a consulta em 2º turno. |
20.04.2023 | Reconvocação dos coordenadores e mesários para o 2º turno. |
20.04.2023 | Preparação dos computadores pelo STI para o 2º turno. |
25.04.2023 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 2º turno. |
26.04.2023 | Realização da consulta em 2º turno, apuração e divulgação oficial do resultado. |
04.05.2023 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 2º turno. |
05.05.2023 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 2º turno. |
10.05.2023 | Prazo final para envio do Relatório Final da Consulta à Comunidade Universitária ao Conselho Universitário. |
Notícias Notícias
Alfredo Gomes é o primeiro colocado na consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor da UFPE
A chapa vencedora obteve 7.929 do total de 11.830 votos dados pelos três segmentos
Os professores Alfredo Macedo Gomes e Moacyr Cunha de Araújo Filho (chapa Mude UFPE) foram os primeiros colocados no segundo turno da consulta à comunidade acadêmica da UFPE para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade. O resultado foi divulgado uma hora após o final da consulta, que foi realizada no horário das 9h às 21h, nos três campi, não tendo sido registrado qualquer transtorno. Estavam aptas a votar 43.355 pessoas, tendo havido o comparecimento de 11.830 pessoas (1.726 docentes, 2.221 técnicos administrativos e 7.893 alunos).
Fotos: Passarinho
Moacyr Araújo e Alfredo Gomes ganham consulta à comunidade acadêmica
A chapa vencedora obteve 7.929 votos, ganhando nos três segmentos: 857 votos de docentes, 1.349 votos de técnicos administrativos e 5.723 votos de alunos (graduação, pós-graduação e residência), alcançando 31,26% dos votos. A outra chapa – Jeronymo José Libonati e José Luiz de Lima Filho (Gestão Integrada com Inovação) – alcançou 3.751 votos (830 docentes, 815 técnicos e 2.106 alunos), representando 26,99% dos votos. Houve 69 votos em branco (0,60%) e 81 votos nulos (0,68%). As abstenções alcançaram 40,45% do total de votantes.
Estes números obedecem ao peso percentual de votos de 70% para docentes, 15% para técnicos administrativos e 15% para alunos. Amanhã (13), serão apurados os votos das urnas manuais dos três campi.
A Comissão Organizadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária enviará, no dia 2 de julho, o relatório final da consulta à comunidade acadêmica ao Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, que elaborará a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC). A data da reunião do Consuni ainda será definida.
Militância comemora o resultado das urnas
REITOR – Alfredo Macedo Gomes, 55 anos, é docente do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) do Centro de Educação (CE), do qual é diretor desde 2016. É graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011).
Nascido em Ouricuri, no Sertão pernambucano, veio para o Recife em 1982, para fazer vestibular para a UFPE. Após concluir o curso de Psicologia, buscou dedicar-se à Sociologia no seu mestrado. O tema da sua dissertação foi “O Imaginário social da seca e suas implicações para a mudança social”, trabalho que alcançou o 1º lugar no Concurso Nelson Chaves de Teses e Dissertações sobre o Norte e Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco. Neste mesmo ano, 1995, Alfredo ingressou como professor da UPFE. No seu doutorado em Educação, desenvolveu estudo sobre as políticas públicas de educação superior durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Antes de ser diretor do CE, Alfredo coordenou em dois momentos o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Ele é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da qual também já foi vice-presidente, no período de 2013 a 2015 e membro titular do seu conselho fiscal, de 2015 a 2017.
VICE – Moacyr Cunha de Araújo Filho, 56 anos, é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em área de Física e Química do Meio Ambiente, no período de 1992 a 1996, no Institut de Mécanique des Fluides de Toulouse, que faz parte do Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. Natural do Recife, ele ingressou como professor no Departamento de Oceanografia, em 1998, na área de Oceanografia Física.
Ele coordena a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Clima), voltada para a pesquisa de vários temas, como Políticas públicas, Agricultura, Biodiversidade e ecossistemas, Desastres naturais, Recursos hídricos, Usos do solo e Zona costeira, entre outros. Na UFPE, Moacyr também está à frente do Centro de Estudos e Ensaios em Riscos e Modelagem Ambiental (Ceerma), que desenvolve pesquisas integradas nas áreas de análise de riscos (industrial, humano, ecológico, natural) e de modelagem ambiental.
O professor também coordena o laboratório misto internacional “Tropical Atlantic Interdisciplinary Laboratory on Physical, Biogeochemical, Ecological and Human Dynamics (Tapioca)”, uma estrutura de pesquisa do Institut de Recherche pour le Développement (França), que tem impulsionado bastante o intercâmbio de pesquisadores dos dois países.
Confira as fotos da comemoração da chapa vencedora, de autoria de Passarinho.
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Participe da consulta para escolha do novo reitor