Consulta à Comunidade 2023
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- Segundo turno da consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor da UFPE acontece na quarta-feira (12)
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Comissão Organizadora Comissão Organizadora
Competência:
I. organizar a consulta prévia à comunidade;
II. estabelecer o calendário da realização da consulta;
III. realizar a inscrição dos candidatos;
IV. indicar as mesas receptoras dos votos;
V. credenciar delegados e fiscais;
VI. realizar a apuração dos votos;
VII. adotar as providências necessárias à realização da consulta à comunidade universitária;
VIII. encaminhar relatório final com os resultados da consulta prévia à comunidade ao Presidente do Conselho Universitário.
INSTRUÇÕES NORMATIVAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Instrução Normativa | Ementa |
Estabelece o calendário da consulta prévia à comunidade universitária para escolha de Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio 2023-2027. | |
Regulamenta o processo de consulta à comunidade universitária para elaboração das listas tríplices dos nomes para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. | |
03 | Regulamenta o processo de votação para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. |
Recomendações acerca da Propaganda Eleitoral e Prestação de Contas da Campanha
ATAS DAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Ata | Data da Reunião |
08/02/2023 | |
15/02/2023 | |
03 | 01/03/2023 |
04 | 08/03/2023 |
05 | 15/03/2023 |
06 | 22/03/2023 |
07 | 29/03/2023 |
08 | 05/04/2023 |
(PROCLAMAÇÃO DE RESULTADO) | 13/04/2023 |
10 | 10/05/2023 |
PAUTAS DAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Reunião | Data |
08/02/2023 | |
15/02/2023 | |
03 | 01/03/2023 |
04 | 08/03/2023 |
05 | 15/03/2023 |
06 | 22/03/2023 |
07 | 29/03/2023 |
08 | 05/04/2023 |
RESOLUÇÕES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
Nº da Resolução | Ementa |
REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR | |
ALTERA O ART. 16 DA RESOLUÇÃO 03/2019 QUE REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA A ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR |
Mesários, consultem a escala abaixo para verificarem o local onde atuarão como mesários:
MANUAL DE TREINAMENTO DOS MESÁRIOS
Benefícios:
a. Docentes e Funcionários Técnico/administrativos: um (1) dia de folga pela atuação em cada jornada de 4h.
b. Alunos em geral: declaração de atividades complementares com carga horária de 20h.
Nº | NOME | REPRESENTAÇÃO |
1 | Maria Elizabeth Varjal Medicis Pinto | CE (Presidente) |
2 | Raphael Guazzelli Valerio | CE - Suplente |
3 | Rodrigo Cezar Luna dos Santos | CAp (Vice-Presidente) |
4 | Fernanda Cristina Puça França | CAp - Suplente |
5 | Jair de Lima Bezerra | CTG - Titular |
6 | Antônio Marques da Costa Soares Júnior | CTG - Suplente |
7 | Leucio Duarte Vieira Filho | CB - Titular |
8 | Patrícia Maria Guedes Paiva | CB - Suplente |
9 | Manoel Raimundo de Sena Junior | CCEN - Titular |
10 | Eddygledson Souza Gama | CCEN - Suplente |
11 | Emanuel Savio Cavalcanti Sarinho | CCM - Titular |
12 | Suenia Tavares de Machado França | CCM - Suplente |
13 | Ernesto Arcenio Valdes Rodríguez | CAA - Titular |
14 | Jocilene Otília da Costa | CAA - Suplente |
15 | Cristiano Coelho de Araujo | CIn - Titular |
16 | Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza | CIn - Suplente |
17 | Maria José de Matos Luna | CAC - Titular |
18 | Sadi da Silva Seabra Filho | CAC - Suplente |
19 | Matilde Cesiana da Silva | CAV - Titular |
20 | Michelle Galindo de Oliveira | CAV - Suplente |
21 | Etiene Oliveira da Silva Fittipaldi | CCS - Titular |
22 | Ana Nery Barbosa de Araújo | CCS - Suplente |
23 | Francisco Antonio de Barros e Silva Neto | CCJ - Titular |
24 | Walber de Moura Agra | CCJ - Suplente |
25 | Telma Costa de Avelar | CFCH - Titular |
26 | Emilio de Britto Negreiros | CFCH - Suplente |
27 | Elidomar da Silva Alcoforado | CCSA - Titular |
28 | Fernando de Mendonça Dias | CCSA - Suplente |
29 | Ricardo Oliveira da Silva | ADUFEPE -Titular |
30 | Maria Teresa Lopes | ADUFEPE - Suplente |
31 | Roberto Carlos Silva dos Santos | SINTUFEPE - Titular |
32 | Jacson Pereira da Silva | SINTUFEPE - Suplente |
33 | Melissa Luana Campos Cordeiro | Rep. Estudantil – Titular |
34 | Débora Karolayne da Silva | Rep. Estudantil – Suplente |
35 | Paulo Germano Moreira de Brito | Secretário da Comissão |
Portaria Nº 491, de 08 de fevereiro de 2023
A chapa inscrita e homologada é:
Alfredo Macedo Gomes (candidato a reitor) e Moacyr Cunha de Araújo Filho (candidato a vice-reitor) – nº 55
Alfredo Macedo Gomes é graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). É professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação. Atual reitor da UFPE.
Moacyr Cunha de Araújo Filho é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em Physique et Chimie de l´Environnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. É professor do Departamento de Oceanografia. Atual vice-reitor da UFPE.
Delegados:
- Leonardo Vieira Bruto da Costa (Técnico-Administrativo)
- Viviane de Bona (Docente)
- José Rafael Soares da Silva (Discente)
Coordenadora Financeira da Campanha:
- Maria da Conceição Couto da Silva (Técnica-Administrativa)
DATA | EVENTO |
08.02.2023 | Início dos trabalhos da comissão. |
15.02.2023 | Aprovação do calendário e da Instrução Normativa que regulamenta o processo de consulta; constituição das subcomissões. |
15.02.2023 | Início da mobilização para cadastro de coordenadores e mesários. |
17.02.2023 | Abertura das inscrições dos candidatos. |
28.02.2023 | Encerramento do período de inscrição dos candidatos. |
01.03.2023 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar o registro das candidaturas e divulgar o resultado das inscrições. |
03.03.2023 | Fim do prazo para recurso ao Conselho Universitário contra indeferimento de candidaturas pela Comissão Organizadora. |
08.03.2023 | Reunião com os candidatos ou seus delegados para definir os limites de despesas e os procedimentos da propaganda eleitoral. |
08.03.2023 | Início da propaganda eleitoral dos candidatos. |
14.03.2023 | Divulgação da relação dos votantes aptos a participarem do certame. |
17.03.2023 | Data final para designação de coordenadores e mesários pelos Centros e Órgãos. |
21.03.2023 | Fim do prazo para impugnação de eleitor. |
22.03.2023 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar impugnação de eleitor. |
22.03.2023 | Início do treinamento dos mesários pelo STI. |
24.03.2023 | Envio ao STI da relação de eleitores e documentação dos candidatos para a eleição em primeiro turno. |
28.03.2023 | Fim do prazo para indicação do técnico de informática por cada candidato para auditoria do programa de apuração. |
28.03.2023 | Fim do prazo para indicação de delegados pelos candidatos. |
28.03.2023 | Fim do prazo para impugnar a designação de mesários. |
28.03.2023 | Preparação dos computadores pelo STI para o 1º turno. |
28.03.2023 | Fim do prazo para credenciamento de fiscais pelos candidatos. |
28.03.2023 | Distribuição dos coordenadores e mesários pelos Centros e Órgãos. |
05.04.2023 | Envio de e-mail para os eleitores com dados para acesso ao sistema de votação. |
07.04.2023 | Fim do prazo para solicitação de chamados dos eleitores com relação ao recebimento dos dados por e-mail para a votação. |
10.04.2023 | Distribuição dos computadores pelo STI. |
11.04.2023 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 1º turno. |
12.04.2023 | Realização da consulta em 1º turno, apuração e divulgação oficial do resultado. |
19.04.2023 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 1º turno. |
20.04.2023 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 1º turno. |
20.04.2023 | Envio ao STI da documentação para a consulta em 2º turno. |
20.04.2023 | Reconvocação dos coordenadores e mesários para o 2º turno. |
20.04.2023 | Preparação dos computadores pelo STI para o 2º turno. |
25.04.2023 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 2º turno. |
26.04.2023 | Realização da consulta em 2º turno, apuração e divulgação oficial do resultado. |
04.05.2023 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 2º turno. |
05.05.2023 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 2º turno. |
10.05.2023 | Prazo final para envio do Relatório Final da Consulta à Comunidade Universitária ao Conselho Universitário. |
Notícias Notícias
Segundo turno da consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor da UFPE acontece na quarta-feira (12)
As duas chapas que continuam na disputa são encabeçadas pelos professores Alfredo Gomes e Jeronymo Libonati
Docentes, técnicos administrativos em Educação e discentes da Universidade Federal de Pernambuco voltam às urnas, na quarta-feira (12), para o segundo turno da consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor da UFPE (gestão 2019-2023). A votação acontecerá, das 9h às 21h, no Recife, em Vitória de Santo Antão e em Caruaru. Ao todo, há 43.355 votantes, dos quais 2.526 docentes, 3.898 técnicos administrativos e 36.931 discentes (graduação presencial e a distância, pós-graduação stricto sensu e programas de residência). O voto não é obrigatório, e quem não votou no primeiro turno poderá votar no segundo.
As duas chapas mais votadas no primeiro turno, realizado no dia 29 de maio, estarão na disputa do segundo turno. São elas (por ordem alfabética, a partir do nome do candidato a reitor): Alfredo Macedo Gomes (candidato a reitor) e Moacyr Cunha de Araújo Filho (candidato a vice-reitor) – nº 55, que obteve 21,09% dos votos no primeiro turno; Jeronymo José Libonati (candidato a reitor) e José Luiz de Lima Filho (candidato a vice-reitor) – nº 59, que ficou com 18,35% dos votos no primeiro turno. Esse resultado obedeceu ao peso percentual de votos de 70% para docentes, 15% para técnicos administrativos e 15% para discentes, considerando o número total de votantes. O detalhamento do primeiro turno pode ser conferido aqui.
No segundo turno, 241 mesários atuarão em 22 mesas receptoras (seções eleitorais). Os locais de votação são os mesmos do primeiro turno. No Recife, são os seguintes: todos os centros acadêmicos do campus (além do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)/Faculdade de Direito do Recife (FDR), que fica no centro da capital pernambucana), Biblioteca Central (BC), Hospital das Clínicas (HC), Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd), Reitoria e Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), este localizado na área central do Recife.
A votação também ocorrerá no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru – a votação ainda acontecerá no Polo Comercial de Caruaru, onde funciona atualmente o Núcleo de Ciências da Vida com o curso de Medicina do CAA.
Todos os locais de votação dos docentes, dos técnicos administrativos em Educação e dos discentes estão disponibilizados no hotsite da consulta. No dia da votação, é proibida a boca de urna.
O voto eletrônico será registrado nos terminais receptores de voto (71 no total), os quais serão utilizados conjuntamente por docentes, técnicos administrativos e discentes. No ato da votação, os votantes deverão apresentar documento oficial com foto (conforme relacionado na Instrução Normativa nº 02/2019 da Comissão Organizadora da Consulta) e informar ao mesário o número do CPF, que também será digitado pelo próprio votante no terminal. Confira vídeo da Ascom/UFPE com demonstração.
Haverá ainda três urnas de voto em separado, sendo uma na Reitoria, uma no CAV e uma no CAA. Elas serão utilizadas, com voto manual, em situações excepcionais, como servidores e discentes recém-ingressados na UFPE cujos nomes não tenham sido incluídos na lista de votantes ou em caso de erros do sistema de votação.
RESULTADO - O resultado parcial do segundo turno da consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor da UFPE será divulgado a partir das 22h do dia 12 deste mês. O resultado final, que inclui as três urnas de voto em separado, será disponibilizado a partir das 12h do dia 13 deste mês.
A Comissão Organizadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária enviará, no dia 2 de julho, o relatório final da consulta à comunidade acadêmica ao Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, que elaborará a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC). A data da reunião do Consuni ainda será definida.
Mais informações
Comissão Organizadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária
coc2019ufpe@gmail.com
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Participe da consulta para escolha do novo reitor