Consulta à Comunidade 2023
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- Alfredo Gomes e Jeronymo Libonati disputarão o 2º turno da consulta para escolha de novo reitor da UFPE
Navegação Navegação
Comissão Organizadora Comissão Organizadora
Competência:
I. organizar a consulta prévia à comunidade;
II. estabelecer o calendário da realização da consulta;
III. realizar a inscrição dos candidatos;
IV. indicar as mesas receptoras dos votos;
V. credenciar delegados e fiscais;
VI. realizar a apuração dos votos;
VII. adotar as providências necessárias à realização da consulta à comunidade universitária;
VIII. encaminhar relatório final com os resultados da consulta prévia à comunidade ao Presidente do Conselho Universitário.
INSTRUÇÕES NORMATIVAS DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Instrução Normativa | Ementa |
Estabelece o calendário da consulta prévia à comunidade universitária para escolha de Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio 2023-2027. | |
Regulamenta o processo de consulta à comunidade universitária para elaboração das listas tríplices dos nomes para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. | |
03 | Regulamenta o processo de votação para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e dá outras providências. |
Recomendações acerca da Propaganda Eleitoral e Prestação de Contas da Campanha
ATAS DAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Ata | Data da Reunião |
08/02/2023 | |
15/02/2023 | |
03 | 01/03/2023 |
04 | 08/03/2023 |
05 | 15/03/2023 |
06 | 22/03/2023 |
07 | 29/03/2023 |
08 | 05/04/2023 |
(PROCLAMAÇÃO DE RESULTADO) | 13/04/2023 |
10 | 10/05/2023 |
PAUTAS DAS REUNIÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONSULTA
Nº da Reunião | Data |
08/02/2023 | |
15/02/2023 | |
03 | 01/03/2023 |
04 | 08/03/2023 |
05 | 15/03/2023 |
06 | 22/03/2023 |
07 | 29/03/2023 |
08 | 05/04/2023 |
RESOLUÇÕES DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO
Nº da Resolução | Ementa |
REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR | |
ALTERA O ART. 16 DA RESOLUÇÃO 03/2019 QUE REGULAMENTA A CONSULTA PRÉVIA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS LISTAS TRÍPLICES PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO PARA A ESCOLHA DO REITOR E DO VICE-REITOR |
Mesários, consultem a escala abaixo para verificarem o local onde atuarão como mesários:
MANUAL DE TREINAMENTO DOS MESÁRIOS
Benefícios:
a. Docentes e Funcionários Técnico/administrativos: um (1) dia de folga pela atuação em cada jornada de 4h.
b. Alunos em geral: declaração de atividades complementares com carga horária de 20h.
Nº | NOME | REPRESENTAÇÃO |
1 | Maria Elizabeth Varjal Medicis Pinto | CE (Presidente) |
2 | Raphael Guazzelli Valerio | CE - Suplente |
3 | Rodrigo Cezar Luna dos Santos | CAp (Vice-Presidente) |
4 | Fernanda Cristina Puça França | CAp - Suplente |
5 | Jair de Lima Bezerra | CTG - Titular |
6 | Antônio Marques da Costa Soares Júnior | CTG - Suplente |
7 | Leucio Duarte Vieira Filho | CB - Titular |
8 | Patrícia Maria Guedes Paiva | CB - Suplente |
9 | Manoel Raimundo de Sena Junior | CCEN - Titular |
10 | Eddygledson Souza Gama | CCEN - Suplente |
11 | Emanuel Savio Cavalcanti Sarinho | CCM - Titular |
12 | Suenia Tavares de Machado França | CCM - Suplente |
13 | Ernesto Arcenio Valdes Rodríguez | CAA - Titular |
14 | Jocilene Otília da Costa | CAA - Suplente |
15 | Cristiano Coelho de Araujo | CIn - Titular |
16 | Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza | CIn - Suplente |
17 | Maria José de Matos Luna | CAC - Titular |
18 | Sadi da Silva Seabra Filho | CAC - Suplente |
19 | Matilde Cesiana da Silva | CAV - Titular |
20 | Michelle Galindo de Oliveira | CAV - Suplente |
21 | Etiene Oliveira da Silva Fittipaldi | CCS - Titular |
22 | Ana Nery Barbosa de Araújo | CCS - Suplente |
23 | Francisco Antonio de Barros e Silva Neto | CCJ - Titular |
24 | Walber de Moura Agra | CCJ - Suplente |
25 | Telma Costa de Avelar | CFCH - Titular |
26 | Emilio de Britto Negreiros | CFCH - Suplente |
27 | Elidomar da Silva Alcoforado | CCSA - Titular |
28 | Fernando de Mendonça Dias | CCSA - Suplente |
29 | Ricardo Oliveira da Silva | ADUFEPE -Titular |
30 | Maria Teresa Lopes | ADUFEPE - Suplente |
31 | Roberto Carlos Silva dos Santos | SINTUFEPE - Titular |
32 | Jacson Pereira da Silva | SINTUFEPE - Suplente |
33 | Melissa Luana Campos Cordeiro | Rep. Estudantil – Titular |
34 | Débora Karolayne da Silva | Rep. Estudantil – Suplente |
35 | Paulo Germano Moreira de Brito | Secretário da Comissão |
Portaria Nº 491, de 08 de fevereiro de 2023
A chapa inscrita e homologada é:
Alfredo Macedo Gomes (candidato a reitor) e Moacyr Cunha de Araújo Filho (candidato a vice-reitor) – nº 55
Alfredo Macedo Gomes é graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). É professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação. Atual reitor da UFPE.
Moacyr Cunha de Araújo Filho é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em Physique et Chimie de l´Environnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. É professor do Departamento de Oceanografia. Atual vice-reitor da UFPE.
Delegados:
- Leonardo Vieira Bruto da Costa (Técnico-Administrativo)
- Viviane de Bona (Docente)
- José Rafael Soares da Silva (Discente)
Coordenadora Financeira da Campanha:
- Maria da Conceição Couto da Silva (Técnica-Administrativa)
DATA | EVENTO |
08.02.2023 | Início dos trabalhos da comissão. |
15.02.2023 | Aprovação do calendário e da Instrução Normativa que regulamenta o processo de consulta; constituição das subcomissões. |
15.02.2023 | Início da mobilização para cadastro de coordenadores e mesários. |
17.02.2023 | Abertura das inscrições dos candidatos. |
28.02.2023 | Encerramento do período de inscrição dos candidatos. |
01.03.2023 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar o registro das candidaturas e divulgar o resultado das inscrições. |
03.03.2023 | Fim do prazo para recurso ao Conselho Universitário contra indeferimento de candidaturas pela Comissão Organizadora. |
08.03.2023 | Reunião com os candidatos ou seus delegados para definir os limites de despesas e os procedimentos da propaganda eleitoral. |
08.03.2023 | Início da propaganda eleitoral dos candidatos. |
14.03.2023 | Divulgação da relação dos votantes aptos a participarem do certame. |
17.03.2023 | Data final para designação de coordenadores e mesários pelos Centros e Órgãos. |
21.03.2023 | Fim do prazo para impugnação de eleitor. |
22.03.2023 | Reunião da Comissão Organizadora para apreciar impugnação de eleitor. |
22.03.2023 | Início do treinamento dos mesários pelo STI. |
24.03.2023 | Envio ao STI da relação de eleitores e documentação dos candidatos para a eleição em primeiro turno. |
28.03.2023 | Fim do prazo para indicação do técnico de informática por cada candidato para auditoria do programa de apuração. |
28.03.2023 | Fim do prazo para indicação de delegados pelos candidatos. |
28.03.2023 | Fim do prazo para impugnar a designação de mesários. |
28.03.2023 | Preparação dos computadores pelo STI para o 1º turno. |
28.03.2023 | Fim do prazo para credenciamento de fiscais pelos candidatos. |
28.03.2023 | Distribuição dos coordenadores e mesários pelos Centros e Órgãos. |
05.04.2023 | Envio de e-mail para os eleitores com dados para acesso ao sistema de votação. |
07.04.2023 | Fim do prazo para solicitação de chamados dos eleitores com relação ao recebimento dos dados por e-mail para a votação. |
10.04.2023 | Distribuição dos computadores pelo STI. |
11.04.2023 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 1º turno. |
12.04.2023 | Realização da consulta em 1º turno, apuração e divulgação oficial do resultado. |
19.04.2023 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 1º turno. |
20.04.2023 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 1º turno. |
20.04.2023 | Envio ao STI da documentação para a consulta em 2º turno. |
20.04.2023 | Reconvocação dos coordenadores e mesários para o 2º turno. |
20.04.2023 | Preparação dos computadores pelo STI para o 2º turno. |
25.04.2023 | Encerramento do período de propaganda eleitoral do 2º turno. |
26.04.2023 | Realização da consulta em 2º turno, apuração e divulgação oficial do resultado. |
04.05.2023 | Fim do prazo para recurso à Comissão Organizadora contra o resultado do 2º turno. |
05.05.2023 | Decisão da Comissão Organizadora sobre os recursos ao 2º turno. |
10.05.2023 | Prazo final para envio do Relatório Final da Consulta à Comunidade Universitária ao Conselho Universitário. |
Notícias Notícias
Alfredo Gomes e Jeronymo Libonati disputarão o 2º turno da consulta para escolha de novo reitor da UFPE
Os três segmentos (docentes, técnicos administrativos e alunos) foram às urnas durante o dia de ontem (29) nos três campi da Universidade
Os professores Alfredo Gomes (Centro de Educação) e Jeronymo Libonati (Centro de Ciências Sociais Aplicadas) disputarão o segundo turno da consulta à comunidade acadêmica para escolha do novo reitor da UFPE para o período 2019-2023, que será realizado no dia 12 de junho, das 9h às 21h. Eles foram os candidatos mais votados no primeiro turno da consulta realizado ontem (29), nos três campi da Universidade (Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru). O resultado dos votos computados no SIGEleição foi divulgado à 1h desta quinta-feira. Faltam ser apurados os votos das urnas manuais dos três campi.
Foto: Bernardo Sampaio/Ascom-UFPE
Resultado da consulta foi conhecido à 1h de hoje
A chapa formada por Alfredo Gomes e Moacyr Araújo obteve 5.399 votos, sendo 592 votos de docentes, 795 votos de técnicos administrativos e 4.012 votos de alunos, alcançando o percentual de 21,09% dos votos. Já a chapa formada por Jeronymo Libonati e José Luiz de Lima Filho conseguiu 2.979 votos, representando 18,35% dos votos, sendo 552 votos de docentes, 601 votos de técnicos administrativos e 1.826 votos de alunos. O resultado obedece ao peso percentual de votos de 70% para docentes, 15% para técnicos administrativos e 15% para alunos. Os percentuais dos candidatos consideram também o número total de votantes.
Ao todo, votaram 12.852 pessoas da comunidade acadêmica, sendo 1.742 docentes, 2.188 técnicos administrativos e 8.922 alunos. Havia 43.355 eleitores aptos a votar: 2.526 docentes, 3.898 técnicos administrativos e 36.931 alunos (graduação presencial e a distância, pós-graduação e residentes).
Outras três chapas concorreram na consulta. Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira Campos e André Luís de Medeiros Santos obtiveram 11,81% dos votos (380 votos de docentes, 231 votos de técnicos e 972 votos de alunos). Daniel Álvares Rodrigues e Roberta Ramos Marques alcançaram 4,63% dos votos (107 votos de docentes, 252 votos de técnicos e 1.716 votos de alunos). Edilson Fernandes de Souza e Sandro Cozza Sayão tiveram 2,64% dos votos (56 votos de docentes, 254 votos de técnicos e 280 votos de estudantes). Houve 120 votos em branco e 106 nulos.
No primeiro turno, houve 22 mesas receptoras (seções eleitorais), com atuação de 221 mesários, distribuídas em 67 terminais receptores de voto, que foram utilizados conjuntamente por docentes, técnicos administrativos e discentes. No Recife, os locais de votação foram distribuídos em todos os centros acadêmicos do campus (além do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)/Faculdade de Direito do Recife (FDR), que fica no centro da capital pernambucana), na Biblioteca Central (BC), no Hospital das Clínicas (HC), no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd), na Reitoria e no Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), este localizado na área central do Recife.
A votação também aconteceu no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru – com votação ainda no Polo Comercial de Caruaru, onde funciona atualmente o Núcleo de Ciências da Vida com o curso de Medicina do CAA. Foram disponibilizadas ainda três urnas de voto em separado, sendo uma na Reitoria, uma no CAV e uma no CAA.
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Participe da consulta para escolha do novo reitor