Navigation Navigation

Web Content Display Web Content Display

Competência:

I. organizar a consulta prévia à comunidade;

II. estabelecer o calendário da realização da consulta;

III. realizar a inscrição dos candidatos;

IV. indicar as mesas receptoras dos votos;

V. credenciar delegados e fiscais;

VI. realizar a apuração dos votos;

VII. adotar as providências necessárias à realização da consulta à comunidade universitária;

VIII. encaminhar relatório final com os resultados da consulta prévia à comunidade ao Presidente do Conselho Universitário.

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Conselho Universitário define lista tríplice para o cargo de reitor da UFPE

Alfredo Gomes encabeça a lista, porque foi o candidato mais votado, com 37 do total de 42 votos dos conselheiros

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, reunido hoje (11), definiu a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para a nomeação do reitor da Universidade para o período 2019-2023. A lista terá os nomes dos professores Alfredo Macedo Gomes (Centro de Educação – CE), que obteve 37 votos; Ricardo Pinto de Medeiros (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH), quatro votos; e Sérgio Paulino Abranches (Centro de Educação – CE), um voto, totalizando 42 votos dos conselheiros presentes. Alfredo Macedo Gomes também encabeçou a chapa Mude UPFE, que foi a mais votada pela comunidade acadêmica em consulta realizada em dois turnos (nos dias 29 de maio e 12 de junho).

Foto: Passarinho

Francisco de Barros é presidente da Comissão Eleitoral de Organização da Lista Tríplice

Para o cargo de vice-reitor, concorreram Moacyr Cunha de Araújo Filho (Centro de Tecnologia e Geociências – CTG), que teve 37 votos; Ana Lúcia Félix dos Santos (Centro de Educação – CE), quatro votos; e Ricardo Oliveira da Silva (Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN), um voto.

O presidente da Comissão Eleitoral de Organização da Lista Tríplice, professor Francisco Antônio de Barros e Silva Neto (Centro de Ciências Jurídicas – CCJ), explicou que toda a documentação referente à consulta à comunidade acadêmica e à eleição realizada hoje será encaminhada ao MEC. Essa documentação, com os relatórios das duas fases do processo (consulta e eleição da lista tríplice no Consuni), seguirá para o ministério na próxima semana.

Após ser designado, o novo reitor fará a nomeação do seu vice. O mandato do atual reitor, Anísio Brasileiro, termina em meados de outubro.

INSCRIÇÃO – Com a apresentação dos resultados da consulta à comunidade acadêmica ao Conselho Universitário, no dia 3 deste mês, foi aberto prazo para a inscrição de candidatos para participarem da votação das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor pelo Consuni.

Três candidatos a reitor e três candidatos a vice se inscreveram e tiveram seus nomes deferidos pela Comissão Eleitoral de Organização da Lista Tríplice, especialmente criada para conduzir esta segunda fase do processo. Dos candidatos que concorreram na consulta, apenas Alfredo Gomes e Moacyr Araújo se inscreveram para a votação das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor.

Date of last modification: 12/07/2019, 12:55

  • Participe da consulta para escolha do novo reitor
  • Conheça o sistema de votação para escolha de novo reitor
  • Alfredo Gomes, da chapa 55, fala dos principais pontos que defende em su...
  • Jeronymo Libonati, da chapa 59, fala dos principais pontos que defende e...
  • Alfredo e Libonati falam da expectativa para o 2º turno