Events Events

Back

Programa de Pós-Graduação em História tem defesas hoje (27) e amanhã (28)

Defesas envolvem temas como a Casa de Detenção do Recife e o período Pós-Abolição Brasileiro

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) encerra a semana com diversas defesas de teses e dissertações. As defesas serão no próprio Centro de Filosofia e Ciências Humanas em horários variados. 

Hoje, acontece a defesa da tese “O Germeda Indisciplina: Negociações, Embates e Enfrentamentos Coletivos na Casa de Detenção do Recife (1930-1935)” e das dissertações “Recrutamento Militar em Tempos de Litígio: Clientelismo Político e Relações de Poder a Província da Paraíba Durante a Guerra do Paraguai (1864-1870)“ e “’Preto no Branco’: A Trajetória do Paraibano Elyseu Elias César no Pós-Abolição Brasileiro (1871-1923)”.

Amanhã, as defesas serão das teses “O Crime Compensa?: O Preto Thomaz, Seus Crimes e a Criminalidade Escrava (1867-1871)” e O Homem Literário: Virgínius Figueiredo da Gama e Melo e o Campo de Produção Cultural”. Também será realizada a defesa da dissertação “O Giro do Comércio Será Sempre o Mesmo: Produção e Circulação de Valores de Troca na Capitania de Pernambuco (1780-1807)”.

27/02

A tese “O Germeda Indisciplina: Negociações, Embates e Enfrentamentos Coletivos na Casa de Detenção do Recife (1930-1935)” desenvolvida por Aurélio de Moura Britto e orientada por Maria do Socorro Ferraz Barbosa será defendida às 14h, no Auditório Manoel Correia de Andrade (3º andar do CFCH). A banca examinadora será composta pelos professores Carlos Alberto Cunha Miranda (UFPE), Suzana Cavani Rosas (UFPE), Wellington Barbosa da Silva (UFRPE), Marcos Luiz Bretas da Fonseca (UFRJ) e também pela professora orientadora.

Desenvolvida pelo aluno Alysson Duarte Cabral e orientada pelo professor Cristiano Luis Christillino, a dissertação “Recrutamento Militar em Tempos de Litígio: Clientelismo Político e Relações de Poder a Província da Paraíba Durante a Guerra do Paraguai (1864-1870)” foi apresentada hoje (27), às 9h30 no auditório do PPGH, localizado no 10º andar do CFCH. A banca examinadora foi composta pelos professores: Suzana Cavani Rosas (UFPE), Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano (UFPB) e Ironita Adenir Policarpo Miranda (UPF). Além destes, o professor orientador também fez parte da banca.

A defesa da dissertação “’Preto no Branco’: A Trajetória do Paraibano Elyseu Elias César no Pós-Abolição Brasileiro (1871-1923)”, desenvolvida pelo aluno Júlio César Pereira dos Santos e orientada pelo professor Cristiano Luis Christillino, será às 14h no auditório do PPGH, localizado no 10º andar do CFCH. A banca examinadora será composta pelo professor orientador e pelos professores José Bento Rosa da Silva (UFPE), Solange Pereira da Rocha (UFPB) e Maria Sarita Cristina Mota (ISCTE-IUL/Portugal).

28/02

Desenvolvida por André Carlos dos Santos e orientada pela professora Suzana Cavani Rosas, a tese “O Crime Compensa?: O Preto Thomaz, Seus Crimes e a Criminalidade Escrava (1867-1871)” será defendida às 9h30 no auditório do PPGH (10º andar do CFCH). A banca examinadora será composta pela professora orientada, Luiza Nascimento Reis (UFPE), Cristiano Luis Christillino (UEPB), Wellington Barbosa da Silva (UFRPE) e Robson Pedrosa Costa (IFPE).

A tese “O Homem Literário: Virgínius Figueiredo da Gama e Melo e o Campo de Produção Cultural”, desenvolvida por Laércio Teodoro da Silva e orientada pelo professor Flávio Weinstein Teixeira, será defendida no auditório do PPGH, a partir das 14h. A banca examinadora será composta pelos professores Antônio Jorge de Siqueira (UFPE), Antônio Paulo de Morais Rezende (UFPE), Regina Maria Rodrigues Behar (UFPB), Joana D’arc de Souza Lima e o professor orientador.

A dissertação de Ciro Barreto Moreira, “O Giro do Comércio Será Sempre o Mesmo: Produção e Circulação de Valores de Troca na Capitania de Pernambuco (1780-1807)”, orientada pelo professor George Félix Cabral de Souza, será defendida a partir das 10h, na Sala de Aula 1 do PPGH, localizada no 10º andar do CFCH. A banca examinadora será composta pelo professor orientador e pelos professores convidados Christine Paulette Yves Rufino Dabat (UFPE) e Gustavo Acioli Lopes (UFRPE).

Date of last modification: 27/02/2019, 16:10