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Pós-Graduação em Enfermagem promove defesa de 13 dissertações e de duas teses neste mês
As defesas começam a acontecer na próxima segunda-feira e vão até o dia 28
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnfermagem) da UFPE divulga a lista das defesas de 13 dissertações e de duas teses que são defendidas neste mês.
1 – Defesa de dissertação
17/02 – às 9h, no Núcleo de Telessaúde/Nutes do HC
Discente: Rhaiza Rhavênia Rodrigues Jordão
Orientado: Francisca Márcia Pereira Linhares
Coorientado: Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais
Título: Validação do Conteúdo do Diagnóstico Processos Familiares Interrompidos em Mulheres Privadas de Liberdade
Membros da banca:
Suzana de Oliveira Mangueira (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Cecília Maria Farias De Queiroz Frazão (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Fernando Lannes Fernandes (Departamento de Enfermagem/ Universidade de Dundee- Reino Unido)
Resumo
O aprimoramento da prática de enfermagem tem como imprescindível ferramenta a realização de estudos de validação diagnóstica, sustentados em uma base teórica consistente. O objetivo deste estudo foi estimar a validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Processos Familiares Interrompidos, em mulheres privadas de liberdade. Trata-se de um estudo metodológico realizado em duas etapas: análise de conceito e análise de conteúdo por juízes. Na etapa de análise de conceito, foi utilizado o modelo proposto por Walker e Avant (2011) e uma revisão integrativa de literatura. Como resultado, foram identificados 12 antecedentes e sete consequentes. A partir desta análise, foi construído um instrumento com a definição do diagnóstico de enfermagem estudado, definições conceituais e empíricas dos fatores relacionados e das características definidoras. Os achados desta etapa foram submetidos à análise de conteúdo por especialistas, realizada entre agosto e dezembro de 2019, com 24 juízes especialistas. Adotou-se um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de maior ou igual a 0,9, e o teste de Wilcoxon para adequação dos componentes avaliados. Todos os componentes do diagnóstico processos familiares interrompidos apresentaram validade estatística. No entanto, os elementos sofreram ajustes em conforme as recomendações dos especialistas. Os resultados apontam para uma inconsistência estrutural pertinente ao diagnóstico apresentado pela taxonomia e ressaltam a necessidade de um estudo de validação clínica entre mulheres privadas de liberdade.
2 – Defesa de dissertação
18/02 – às 9h, no auditório do Departamento de Enfermagem
Discente: Diogo Timóteo Costa
Orientadora: Ana Márcia Tenório de Souza Cavalcanti
Coorientadora: Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos.
Título: Dinâmica Familiar no Cuidado ao Paciente com Câncer em Cuidados Paliativos à Luz da Teoria de Betty Neuman
Membros da banca:
Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Telma Marques da Silva (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Karla Alexandre de Albuquerque (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Resumo
O objetivo desse estudo consiste em analisar a dinâmica familiar dos cuidadores familiares de pacientes com câncer em cuidados paliativos à luz da teoria de Betty Neuman. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado num setor de oncologia de um hospital universitário da cidade do Recife-PE, Brasil. Participaram do estudo sete cuidadores familiares que responderam às questões sociodemográficas, as perguntas norteadoras, o Termômetro de Distress e a Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit. As entrevistas foram transcritas e organizadas em corpus textual único com o auxílio do IRAMUTEQ. A pesquisa atendeu as recomendações da Resolução n°466/12. O corpus textual gerou o dendograma composto por cinco classes as quais foram organizadas em duas categorias temáticas: Espiritualidade como fortalecimento das linhas de defesa para o enfrentamento do câncer e Estressores da dinâmica familiar do cuidador diante do câncer. Concluiu-se que o impacto do câncer na dinâmica familiar proporcionou alterações no estilo de vida do cuidador graças à influência de estressores intrapessoais, como o afastamento do trabalho; interpessoais, como o distanciamento das relações sociais; e extrapessoais, como a vivência no ambiente hospitalar. Percebe-se que a teoria auxilia o enfermeiro na prática de educação em saúde, pois amplia a percepção dos estressores e das linhas de defesa inseridas no binômio paciente-família, de modo a identificar os pontos que equilibram o sistema através de uma postura empática baseada em princípios humanísticos e científicos.
3 – Defesa de dissertação
18/02 – às 14h, no Núcleo de Telessaúde/Nutes do HC
Discente: Isabel Cristina Sibalde Vanderley
Orientadora: Estela Maria Leite Meirelles Monteiro.
Título: Resiliência de Adolescentes Escolares em Situação de Vulnerabilidade Social à Luz da Teoria da Maré
Membros da banca:
Ednaldo Cavalcante de Araújo (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Waldemar Brandão Neto (Departamento de Enfermagem/UPE)
Helena Rafaela Vieira do Rosário (Departamento de Enfermagem/ Universidade do Minho)
Resumo
Pesquisa com objetivo de compreender o processo de resiliência de adolescentes escolares em situação de vulnerabilidade social à luz da Teoria da Maré. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo ancorado à Teoria da Maré de Barker e Buchanan-Barker, em escola pública na cidade de Recife-PE. A amostragem por saturação resultou em 17 participantes dos 12 aos 18 anos de idade. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas com apreensão de dados de caracterização sociodemográfica e roteiro de entrevistas semiestruturado. O material foi transcrito e submetido à técnica de Análise de Conteúdo composta por cinco etapas: compilação; decomposição; recomposição; interpretação e conclusão. Os discursos foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ. O corpus foi dividido em 169 seguimentos de textos, com 135 segmentos classificados (79,88%). O dendograma demonstrou o corpus delimitado em cinco classes, que foram nomeadas à luz da Teoria da Maré: Plano de navegação; Tempestades; Oceano de experiências; Resgate e Porto Seguro. No percurso de vida do adolescente, o enfermeiro pode atuar como um salva-vidas que o guia no despertar da consciência e do que pode ser utilizado para melhorar sua condição de vida. Por meio da valorização das narrativas, o enfermeiro apreende recursos da jornada de recuperação e cuida “com” o adolescente propiciando o desenvolvimento de sua resiliência, de modo a assegurar seu protagonismo para conduzir o leme em sua viagem da vida com segurança.
4 – Defesa de dissertação
19/02 – às 9h, no Departamento de Enfermagem
Discente: Karyanna Alves de Alencar Rocha
Orientadora: Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos.
Título: Isteen: Tecnologias Educacionais para a Promoção do Autocuidado de Adolescentes Escolares
Membros da banca:
Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Estela Maria Leite Meireles Monteiro (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Thelma Panerai Alves (Edumatec/UFPE)
Resumo
Durante a adolescência, ocorrem diversas transformações e amadurecimentos biopsicossociais e da personalidade, as quais interferem na afirmação da identidade pessoal e sexual e a iniciação da vida sexual, sendo a prática sexual um fator condicionante ao aumento à vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis, à gravidez na adolescência e outros riscos, interferindo em suas metas de vida. A interação entre família, escola e sociedade tem papel fundamental no estímulo à proteção e promoção do autocuidado quanto à sexualidade, e o conhecimento acerca das possíveis enfermidades. O trabalho de educação sexual com adolescentes deve ser visto como um processo de autorreflexão, fazendo com que eles possam atuar como sujeitos participativos, além de exercer uma visão crítica diante da sexualidade. Nesse contexto, as intervenções de promoção da saúde sexual na escola desempenham papel significativo na redução dos comportamentos sexuais de risco entre os adolescentes. O objetivo desse estudo foi construir duas tecnologias educacionais para a promoção do autocuidado de adolescentes escolares sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, pautado no modelo de educação crítica e na teoria do autocuidado de Dorothea Orem. Trata-se de um estudo metodológico. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal com os adolescentes de 10 a 16 anos, de uma instituição escolar no município do Recife, com o objetivo de investigar o (re)conhecimento, suas necessidades e quais os cuidados que se deve ter para promoção e prevenção da sua saúde sexual. As tecnologias educacionais elaboradas pelos adolescentes foram um game e um caça palavras, ambas contendo informações sobre formas de prevenção para as IST; transmissão; sinais e sintomas; vacinas/tratamento/autocuidado; riscos para a saúde e preservativos masculino e feminino. O game foi inspirado na abordagem construcionista proposta por Resnick, a qual enfatiza o valor da criação de projetos significativos para os adolescentes, de maneira divertida e colaborativa, e utilizou o software Unity3D para a programação. A elaboração do caça palavras se deu por meio da seleção e criação de imagens pelo Adobe Illustrator e aperfeiçoadas pelo design gráfico, e em seguida confeccionado o caça palavras pelo programa Adobe Photoshop. O desenvolvimento das tecnologias explorou possibilidades de construção de atividades significativas, integrando os recursos tecnológicos, de modo a propiciar um aprendizado prático e criativo, em que os adolescentes atuaram como autores e protagonistas na criação das tecnologias lúdicas, para o público adolescente aprender sobre as IST enquanto brinca.
5 – Defesa de dissertação
19/02 – às 9h, no Departamento de Enfermagem
Discente: Jones Sidnei Barbosa de Oliveira
Orientadora: Cleide Maria Pontes
Coorientadora: Luciana Pedrosa Leal
Título: Dinâmica das Relações Sociais no Processo de Aleitamento Materno em Apoio aos Pais com Deficiência Visual
Membros da banca:
Maria Wanderleya de Lavor Cariolano (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Tatiane Gomes Guedes (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Maria Marly de Oliveira (Departamento de Educação/UFRPE)
Resumo
As dinâmicas das relações sociais podem influenciar de maneira positiva ou negativa no início e manutenção do aleitamento materno. O enfermeiro precisa identificar como acontecem essas relações para desenvolver ações de educação em saúde de promoção à amamentação. Esta pesquisa, desenvolvida no Recife-PE, objetivou compreender as dinâmicas das relações sociais no processo de aleitamento materno em apoio aos pais com deficiência visual. Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, ancorado na Teoria de Rede Social e modelado conforme o Círculo Hermenêutico-Dialético da metodologia interativa. A amostra foi constituída por cinco pais com deficiência visual e por cinco profissionais das instituições de apoio a pessoas cegas ou com baixa visão. A coleta de dados deu-se por entrevista presencial, semiestruturada e um roteiro centrado nas categorias teóricas, empíricas e unidades de análise. A análise dos dados pautou-se na Metodologia Interativa e Hermenêutica Dialética. Os preceitos éticos e legais foram considerados. A dinâmica das relações sociais durante o processo do aleitamento materno foi satisfatória, tranquila e boa. Os apoios ofertados foram informações, visitas no puerpério, conselhos/dicas e incentivo da amamentação exclusiva. Mas, não evitaram o desmame precoce e amamentação cruzada. Ressalta-se que os serviços de saúde necessitam de capacitação para atender as pessoas com deficiência visual. Os profissionais das instituições também acharam fundamental a oferta de apoios. A compreensão da realidade deste público permite ao enfermeiro desenvolver ações educativas efetivas de promoção ao aleitamento materno.
6 – Defesa de dissertação
19/02 – às 14h, no auditório do Departamento de Enfermagem
Discente: Fernanda Rocha Apolônio
Orientadora: Francisca Márcia Pereira Linhares
Coorientadora: Suzana de Oliveira Mangueira
Título: Validação de Conteúdo do Diagnóstico em Enfermagem “Sentimento de Impotência” em Mulheres durante o Parto Normal.
Membros da banca:
Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Cleide Maria Pontes (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Santana de Maria Alves de Souza (Departamento de Enfermagem/UFMA)
Resumo
O sentimento de impotência é reconhecido pela Nanda – I como um diagnóstico de enfermagem e pode estar presente em diversos contextos de saúde. Esta pesquisa objetivou validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem ‘sentimento de impotência’ em mulheres durante o parto normal. O estudo é do tipo metodológico composto por duas etapas: análise de conceito e análise de conteúdo por especialistas. Para a primeira, realizou-se uma revisão integrativa como subsídio para identificar atributos, antecedentes e consequentes do conceito sentimento de impotência. Após a correlação destes com os componentes da Nanda-I, foi construído um instrumento para a realização da análise de conteúdo e encaminhado a 29 especialistas. Adotou-se o Índice de Validade de Conteúdo = 0,9 e o teste de Wilcoxon com pvalor > 0,05 na análise da relevância dos itens avaliados. A definição do diagnóstico sugerida por esta pesquisa foi validada pela maioria dos especialistas, em substituição à proposta pela taxonomia. Dos 30 itens postos em avaliação, 25 foram considerados relevantes, cinco foram excluídos, um foi incluído e quatro modificados conforme sugestões. Recomenda-se a realização de outros estudos acerca das subjetividades que perpassam as mulheres durante o parto normal para subsidiar a prática clínica do enfermeiro e intervenções de educação em saúde.
7 - Defesa de dissertação
20/02 – às 9h, no do Departamento de Enfermagem
Discente: Jadiane Ingrid da Silva
Orientadora: Vânia Pinheiro Ramos
Coorientadora: Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais
Título: Construção e Avaliação de Um Vídeo Educacional para Promoção do Autocuidado no Pós-Operatório de Cirurgia Valvar
Membros da banca:
Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Maria Auxiliadora Padilha (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/UFPE)
Marília Perrelli Valença (Departamento de Enfermagem/UPE)
Resumo
O pós-operatório de cirurgia valvar envolve a educação do paciente através do esclarecimento das dúvidas sobre os cuidados necessários durante esse período. Nesse contexto, as tecnologias educacionais são ferramentas importantes para a promoção do autocuidado. Assim, objetivou-se construir e avaliar um vídeo para a promoção do autocuidado de pacientes no pós-operatório de cirurgia valvar. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) Revisão integrativa da literatura, 2) entrevista semiestruturada, e 3) construção e validação do vídeo. Os preceitos éticos e legais foram levados em consideração. Na etapa I, a amostra foi constituída por seis artigos científicos, localizados em cinco bases de dados. Na etapa II, foram identificadas as necessidades de autocuidado em nove pacientes. Na etapa III, na fase de pré-produção foi realizado a validação do conteúdo do storyboard por 22 enfermeiros, na fase de pós-produção, o vídeo foi avaliado por 18 técnicos entre designs e pedagogos e realizado validação de aparência com 12 pacientes. Realizou-se o cálculo da frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo. Na validação de conteúdo, o valor do I-CVI foi maior do que 0,85 na maioria dos itens. Na avaliação técnica, apenas um item obteve o valor da concordância menor que 70%. Quanto à validação de aparência, esta foi positiva em todos os itens. O vídeo educacional foi considerado válido, segundo avaliação dos juízes enfermeiros, técnicos e público-alvo.
8 – Defesa de dissertação
20/02 – às 9h, no Departamento de Enfermagem
Discente: Eduarda Gayoso Meira Suassuna de Medeiros
Orientadora: Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos
Coorientador: Ednaldo Cavalcante de Araújo
Título: Construção e Validação de Um Jogo da Memória para o Autocuidado de Idosos ao HIV/Aids
Membros da banca:
Telma Marques da Silva (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Ana Karla de Oliveira Tito Borba (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/UFPE)
Resumo
O processo de envelhecimento é estabelecido a partir de sucessivas alterações. Neste contexto, o enfermeiro deve acompanhar as novas formas de abordagem a população idosa, através das ações de educação em saúde que devem ser empregadas com o intuito de alterar o comportamento e sensibilizar os idosos no tocante ao autocuidado ao HIV/Aids. A construção e validação das tecnologias propiciam e assegura ao enfermeiro o direcionamento nas ações de educação em saúde. Para tanto, nota-se, a importância de elaborar junto com a população-alvo um jogo da memória para o autocuidado ao HIV/Aids. Esta pesquisa objetivou construir e validar um jogo da memória para o autocuidado de idosos ao HIV/Aids. Trata-se de um estudo metodológico, que contou com um grupo focal de idosos para elaborar um jogo da memória. Na construção, foi desenvolvido o jogo de cartas com 23 cartas, que facilitará mudanças comportamentais ao público-alvo. Na validação, foi elaborado instrumento constituído por questões que avaliaram aparência, conteúdo, relevância e linguagem verbal. O jogo obteve IVC = 0,82 e S-CVI = 0,80, porém no I-CVI individual foram necessárias modificações. Esse estudo evidenciou que o Jogo da Memória – Autocuidado ao Idoso ao HIV/Aids é efetivo e objetivo para a promoção do autocuidado ao HIV/Aids a população idosa. O estudo se deu após a aprovação do comitê de ética sob número do CAAE: 12446419.4.0000.5208.
9 – Defesa de tese
20/02 – às 9h, no Departamento de Enfermagem
Discente: Micheline Santos de França
Orientadora: Cleide Maria Pontes
Coorientadora: Francisca Márcia Pereira Linhares
Título: Validação do Diagnóstico de Enfermagem Rede Social de Apoio Ineficaz
Membros da banca:
Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Luciana Pedrosa Leal (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Marcos Venícios de Oliveira Lopes (Departamento de Enfermagem/UFC)
Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Santana de Maria Alves de Sousa (Departamento de Enfermagem/UFMA)
Resumo
Este estudo objetiva validar o diagnóstico de enfermagem rede social de apoio ineficaz. Inicialmente, foi construída a Teoria de Médio Alcance Ineficácia da rede social de apoio. Os conceitos foram organizados na estrutura taxonômica Nanda-I e validados por 23 juízes. Na validação clínica, avaliou-se sensibilidade e especificidade dos indicadores clínicos, e regressão logística dos fatores etiológicos, em 285 mulheres/nutrizes. Preceitos éticos em pesquisa foram seguidos. A teoria apresenta antecedentes e consequentes para ineficácia da rede social, vinculando situações referentes à própria pessoa, membros, configuração, e situações externas à rede, numa perspectiva causal hierárquica. Na validação do conteúdo diagnóstico, 27 fatores etiológicos e 19 indicadores clínicos foram relevantes. O título proposto foi mantido, e a definição modificada. Na validação clínica, Atitudes de culpabilização, Preconceito, Apoio emocional diminuído, Apoio oferecido diferente do apoio esperado, Negligência às demandas de apoio, e Perda de confidencialidade tiveram sua validade atestada. Os fatores etiológicos Rede social de tamanho menor, Falta de reconhecimento do apoio oferecido e Desconfiança da competência do outro; as condições associadas Restrição da atuação de membros da rede social, Laços desfeitos e Falta de sociabilidade; e a população em risco Diferenças culturais aderiram ao modelo de regressão logística hierárquica. A construção desta estrutura diagnóstica seguiu parâmetros metodológicos adequados que propiciam sua inclusão na taxonomia Nanda-I e uso em escala internacional por enfermeiros de diversas clínicas, podendo subsidiar as ações de educação em saúde.
10 – Defesa de dissertação
20/02 – às 9h, no Núcleo de Telessaúde/Nutes do HC
Discente: Bruno Felipe Novaes de Souza
Orientadora: Eliane Rolim de Holanda
Coorientadora: Luciana Pedrosa Leal
Título: Determinantes Socioespaciais da Mortalidade Infantil em um Município da Mata Pernambucana
Membros da banca:
Tatiane Gomes Guedes (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Ricardo Alexandre Arcêncio (Departamento de Enfermagem/EERP/USP)
Ana Paula Esmeraldo Lima (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Resumo
O óbito infantil está associado às condições de vida da população, sendo a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) o indicador mais sensível para desvelar atuação dos determinantes socioespaciais na dinâmica de morte. A pesquisa objetivou avaliar o padrão espacial da mortalidade infantil e sua relação com determinantes sociais em Vitória de Santo Antão entre 2011 e 2018. Realizou-se estudo ecológico com dados secundários do Censo Demográfico 2010, Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (SINASC), após processo de linkag. A análise dos dados se deu por regressão logística, onde a variável desfecho procedeu da identificação de áreas de risco pela Técnica de Varredura Espacial e as independentes originaram da construção do Índice Adaptado de Condição de Vida (IACV) por meio da Análise de Componentes Principais. Calcularam-se Odds Ratio (OR) e intervalos de confiança de 95% (IC95%), com nível de significância em p<0,05. A varredura espacial apontou aglomerado de risco na região sul-sudeste do município (OR:2,0; p=0,024). No IACV, foram retidos dois fatores que explicaram 73,89% da variância original. Verificou-se associação entre mortalidade infantil e determinantes socioespaciais como pobreza (OR:1,83; IC95%:1,27-2,53; p=0,001) e carência de condições sanitárias e analfabetismo (OR:0,55; IC95%:0,34-0,89; p=0,015). O padrão do óbito infantil apontou assimetria na distribuição da TMI, com valores elevados em áreas com piores condições de vida, onde se faz necessária ações de educação em saúde como estratégia de enfrentamento à mortalidade infantil.
11 – Defesa de tese
20/02 – às 14h, no Departamento de Enfermagem
Discente: Bárbara Helena de Brito Angelo
Orientadora: Luciana Pedrosa Leal
Coorientadora: Cleide Maria Pontes
Título: Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologia Educacional para Avós na Promoção do Aleitamento Materno
Membros da banca:
Tatiane Gomes Guedes (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Eliane Rolim de Holanda (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Ana Paula Esmeraldo Lima (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Maria Auxiliadora Soares Padilha (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/UFPE)
Roseane Lins Vasconcelos Gomes (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Resumo
A influência das avós na amamentação é comumente relacionada ao desmame. O estudo objetivou avaliar uma tecnologia educacional para avós construída para a promoção do aleitamento materno. Pesquisa metodológica desenvolvida em três etapas: elaboração, avaliação da tecnologia e elaboração/validação do inquérito CAP. Realizou-se uma metassíntese para identificar os conhecimentos, atitudes e práticas das avós e grupos focais para eleger a tecnologia que seria construída, o vídeo. O roteiro foi analisado por três experts em amamentação e, após ajustes, encaminhado ao designer gráfico para produção da tecnologia. O vídeo foi avaliado por 22 profissionais da saúde, 11 educadores, 11 designers e dez avós. Para mensuração futura do efeito do vídeo, desenvolveu-se um inquérito CAP validado por 22 profissionais da saúde e dez avós. Na análise do vídeo e do CAP, calculou-se teste binomial, IVC e percentual de concordância. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do CCS/UFPE. Dos 25 itens avaliados relacionados ao vídeo, cinco e nove não alcançaram a proporção de adequação entre os juízes da saúde e técnicos, respectivamente e foram revisados conforme sugestões. No inquérito CAP, o S-CVI foi de 0,94 para o pré-teste e o pós-teste. O vídeo “contando com o apoio da vovó no sucesso do aleitamento materno” e o inquérito CAP são válidos para prática assistencial do enfermeiro nas atividades de educação em saúde.
12 - Defesa de dissertação
27/02 – às 9h, no Núcleo de Telessaúde/Nutes do HC
Discente: Iara Alves Feitoza de Andrade
Orientadora: Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus
Título: Crianças Vivendo Com Hemofilia A Grave: Repercussões Socioemocionais
Membros da banca:
Estela Maria Leite Meirelles Monteiro (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Lucila Castanheira Nascimento (Departamento de Enfermagem/USP-Ribeirão Preto)
Tânia Maria Rocha Guimarães(Departamento de Enfermagem/ UPE)
Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender as repercussões socioemocionais dessas crianças. O estudo é descritivo, amostra de 15 crianças com hemofilia grave, na faixa etária de seis a 12 anos de idade. Houve entrevista individual com caracterização sociodemográfica. Resultados: Os principais achados foram o número elevado com hemofilia adquirida por mutação, sugerindo um aumento em relação as estatísticas internacionais. Encontrou-se um número elevado de até cem faltas escolares devido a complicações da doença em seis crianças, apesar da taxa de adesão ao tratamento relatada ter sido de 100%. Alguns pais relataram dificuldade com disciplina, medo dos castigos físicos e dificuldade para impor limites e dificuldade no equilibrio da disciplina com irmãos saudavéis. A maior fonte de sofrimento relatado foi em relação às restrições e à limitação de algumas brincadeiras de risco e dificuldade dos pais no manejo da permissão ou restrição total. As crianças que os pais encontraram estratégias de enfrentamento como correr na grama, jogar bola na praia, andar de bibicleta no jardim as crianças relataram ser mais felizes na escala. Conclusão: A realidade do manejo da hemofilia é desafiadora. É necessário reorientar o cuidado, o foco não deve ser a doença, é preciso olhar para o indivíduo, que deve ser assistido integralmente e de maneira holística, valoriando o protagonismo dessas crianças com o uso do brinquedo terapêutico.
13 – Defesa de dissertação
27/02 – às 14h, no auditório do Departamento de Enfermagem
Discente: Jessica Thamires da Silva Melo
Orientadora: Iracema da Silva Frazão
Coorientadora: Tatiane Gomes Guedes
Título: Vivências dos Indivíduos Sobre o Uso de Psicofármacos à Luz da Gestão Autônoma da Medicação
Membros da banca:
Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Ana Márcia Tenório de Souza Cavalcanti (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Fernanda Jorge Guimarães (Departamento de Enfermagem/ UFPE-CAV)
Resumo
Os psicofármacos estão entre as classes medicamentosas mais prescritas mundialmente, sendo seu uso considerado exacerbado e indiscriminado. Dentre as populações mais susceptíveis destacam-se os usuários que necessitam de atenção em saúde mental. Em oposição a este modelo de atenção a saúde, a Gestão Autônoma da Medicação questiona o uso de psicofármacos no tratamento as pessoas portadoras de transtornos mentais. Para lidar melhor com essa questão, os enfermeiros da Atenção Básica precisam estar atentos aos diversos aspectos relacionados à farmacoterapia dos sujeitos. Logo, esta pesquisa teve o objetivo de compreender as vivências dos usuários de psicofármacos à luz dos princípios da Gestão Autônoma da Medicação. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de cunho qualitativo, realizado em uma Unidade Básica de Saúde no município de Recife, Pernambuco. O recrutamento dos participantes foi realizado segundo o critério de saturação teórica das respostas, assim 20 indivíduos compuseram a amostra. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista individual semiestruturada e a análise dos dados foi realizada com auxílio do software IRAMUTEQ. Dos dados emergiram três categorias temáticas principais: Experiências dos usuários com psicofármacos, Repercussões do uso crônico de psicofármacos e Relações interpessoais dos usuários. Conclui-se que o uso contínuo de psicofármacos repercute de maneira negativa na vida das pessoas, interfere no cotidiano e pode fragilizar o desenvolvimento de vínculos pelos usuários.
14 – Defesa de dissertação
28/02 – às 10h, no Núcleo de Telessaúde /Nutes do HC
Discente: Wallacy Jhon Silva Araújo
Orientadora: Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
Título: Iniciação Sexual de Adolescentes Masculinos em Contexto de Diversidade de Gênero à Luz da Teoria de Leininger
Membros da banca:
Ana Márcia Tenório de Souza Cavalcanti (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Rosangela Andrade Aukar de Camargo (Departamento de Enfermagem/USP)
Waldemar Brandão Neto (Departamento de Enfermagem/UPE)
Resumo
O estudo tem como objetivo compreender o processo de iniciação sexual de adolescentes escolares masculinos em contexto de diversidade de gênero à luz da Teoria de Leininger. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, qualitativo. Realizado em escolar pública, com recrutamento dos participantes pela técnica snowball. A delimitação da amostra, por 18 adolescentes, foi consolidada pelo critério de saturação das respostas. A coleta de dados utilizou a técnica de entrevista individual com roteiro aprofundado. A análise de conteúdo de Bardin fundamentou a categorização dos dados, com auxílio software Iramuteq. Emergiram seis categorias: Fatores influenciadores na Iniciação Sexual Precoce, Vivência na Iniciação Sexual Precoce, Identidade de Gênero em contexto de múltiplas masculinidades, Conhecimento sobre Sexo Seguro, Dimensões Biopsicosocioculturais e Espirituais relacionadas a iniciação sexual e Estratégias Educacionais para Saúde Sexual do Adolescente. A Teoria de Leininger destaca que as dimensões que compreendem a visão de mundo, saberes e experimentações de cada jovem masculino, individualmente ou coletivamente, construídas na adolescência, designam suas escolhas e significados durante sua existência. Foi verificada uma influência cultural em relação ao gênero masculino para assumir um modelo heteronormativo, constituindo uma maior vulnerabilidade para iniciação sexual precoce masculina em contexto de diversidade. Conclui-se a importância de estratégias de promoção da saúde sexual que considere a escuta aos adolescentes masculinos e a construção de arenas dialógicas promotoras do desenvolvimento integral do adolescente para assumir sua iniciação sexual segura e responsável.
15 – Defesa de dissertação
28/02 – às 14h, no auditório do Departamento de Enfermagem
Discente: Alessandra Carla Ricardo de Barros Mendes
Orientadora: Maria Gorete Lucena de Vasconcelos
Coorientadora: Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus
Título: Fatores Associados à Morbidade em Crianças Menores de Cinco Anos no Estado de Pernambuco
Membros da banca:
Vilma Costa de Macedo (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Tatiane Gomes Guedes (Departamento de Enfermagem/UFPE)
Pedro Israel Cabral de Lira (Departamento de Nutrição/ UFPE)