Employee in focus Employee in focus

Back

UFPE lamenta falecimento do professor aposentado João Pedro dos Santos de Oliveira Filho, aos 98 anos

Colegas do DEQ destacam os 50 anos de carreira docente, em que ele ajudou a formar diversos profissionais

A UFPE e, em especial, o Departamento de Engenharia Química (DEQ) comunicam o falecimento de um dos seus filhos mais ilustres, o professor aposentado João Pedro dos Santos de Oliveira Filho, aos 98 anos. Ele faleceu em decorrência de complicações de Covid-19. 

Segundo seus colegas do DEQ,  “o professor João Pedro dos Santos de Oliveira Filho tem seu nome solidamente firmado por sua exemplar atuação profissional, durante os 65 anos em que atuou como químico e mais de 50 anos que contribuiu como professor, na formação de diversos profissionais que ajudaram na construção do Brasil ao longo de sua vida profissional”.

“Ele será sempre lembrado por sua erudição, tanto quanto por suas qualidades humanas, companheirismo, e sua generosidade, características através das quais esse brilhante acadêmico sempre soube traduzir seu compromisso pelo seu país e pela educação”, acrescentaram os docentes, homenageando o mestre.

Nascido em 11 de janeiro de 1922, fez o estudo secundário no Colégio Marista e pró-engenharia no Colégio Osvaldo Cruz. Em 1943, foi oficial da reserva do Exército, e diplomado como químico industrial pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco, em 1945. Cursou Administração Pública em 1968, pela Escola de Administração de Pernambuco da UFPE, tendo sido sempre lembrado pelos colegas da época como um incansável estudioso e pesquisador de novas tecnologias. Em 1965, foi aprovado no concurso para professor da disciplina de química analítica qualitativa, da Escola Superior de Química, da Universidade Federal de Pernambuco, onde permaneceu até atingir o cargo de professor titular.

“Na sua marcante e digna atuação como docente contribuiu na formação de milhares de profissionais do ramo ao longo de sua carreira, sendo admirado por todos pelo notório saber. No contexto da pós-graduação, o mestre foi nosso entusiasta. Muitos desses ex-alunos são servidores desta Universidade e estão espalhados por diversos departamentos mantendo as pegadas desse ilustre e queridíssimo professor”, disse Jorge Cavalcanti, vice-chefe do DEQ.

Date of last modification: 15/12/2020, 11:03