Employee in focus Employee in focus

Back

Servidor tem artigo premiado em congresso da Associação Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (Aber)

O artigo analisa, em linhas gerais, quais os fatores que podem levar à paralisação de obras públicas

O servidor Joebson Maurilio recebeu o Prêmio Rodrigo Simões 2020 de melhor artigo, concedido pela Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (Aber) durante o 18º Encontro Nacional da Aber (Enaber), pelo artigo intitulado “Probabilidade de paralisação de obras públicas: influências espaciais e o impacto das contrapartidas recebidas a partir da descentralização fiscal”. 

O artigo analisa, em linhas gerais, quais os fatores que podem levar à paralisação de obras públicas. Para isso, foram utilizados dados de obras públicas ocorridas nos municípios de Pernambuco no período de 2016 a 2018. A pesquisa buscou mensurar se os recursos recebidos pelos prefeitos, de forma voluntária, vindos dos governos estadual e federal influenciam a probabilidade de uma obra pública vir ou não a ser paralisada. 

A hipótese testada no trabalho foi a de que quanto maior o valor recebido pelos gestores locais dos governos estadual e federal para realização de uma obra, menor é sua chance de paralisação. Porém, fez-se uso de uma hipótese adjacente, em que foi assumido que a filiação partidária em comum entre os prefeitos e demais governantes (estadual e federal) influencia o volume de recursos colocados à disposição dos prefeitos e esse seria o ponto chave para que tais recursos influenciassem a chance de uma obra ser ou não paralisada.

Então, fazendo o controle das características socioeconômicas dos municípios, constatou-se que obras que recebem maiores volumes de recursos voluntários dos governos estadual e federal têm menor chance de serem paralisadas e que a filiação partidária em comum (prefeito do mesmo partido político do governo estadual e/ou federal) tem uma influência significativa no montante de recursos repassados para os prefeitos para realização de obras.

“Esse congresso realizado pela Aber é o maior encontro do Brasil nessas áreas e reúne uma verdadeira constelação de pesquisadores. Então, a conquista desse prêmio é mais que um reconhecimento por mérito acadêmico, é, na verdade, um sinalizador de que estamos contribuindo para o desenvolvimento da Economia Urbana e Regional enquanto ciência, tanto na escolha do tema de estudo como na condução do estudo em si, através da proposição de novas perspectivas metodológicas”, comemora Joebson. 

Joebson é economista-auditor de Controle Interno da UFPE, economista, mestre e doutorando em economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (Pimes). Além do servidor, o artigo conta com mais três autores. São eles: João Eudes, professor dos cursos lato sensu do Departamento de Ciências Contábeis da UFPE; Tatiana Menezes, professora do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE (Pimes); e Sebastião Lima, especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela UFPE. 

Mais informações
Joebson Maurilio
joebsonmaurilio@gmail.com 

Date of last modification: 30/12/2020, 16:38