Employee in focus Employee in focus

Back

Respeito à diversidade religiosa é tema da vez no Projeto Fluir com a Vida

Projeto lembra que a Progepe promove amanhã (17), das 15h30 às 17h, um culto ecumênico remoto para a comunidade acadêmica

O Projeto Fluir com a Vida, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), tem buscado atuar junto à comunidade acadêmico no sentido de oferecer informações sobre saúde e qualidade de vida neste momento de pandemia da Covid-19. Nesta semana, será abordado o tema da religiosidade.

Para a professora Aurenéa Maria de Oliveira, do Centro de Educação da UFPE, o sentimento de religiosidade pode auxiliar na preconização de ações menos intolerantes diante da fé do outro, “à medida que nos incita a entender que as verdades transcendentais particulares de cada indivíduo não universais não são as únicas existentes”. A professora também destaca que talvez esse seja o caminho para se atingir o respeito à diversidade religiosa, sem imposições de verdades, assimilando a pluralidade não como algo negativo e sim positivo posto que, exibe a riqueza cultural e social brasileira.

A respeito do desafio de cada indivíduo poder vivenciar a sua fé, lutando por espaço para exercer sua verdade, entretanto, aceitando que o outro tem o direito de professar uma crença diferente da nossa, Aurenéa acrescenta: “Neste aspecto, religião difere de religiosidade, tendo em vista que a primeira expressa nosso vínculo a alguma instituição, com respeito às suas normas e condutas; no caso da segunda, reflete a expressão de um sentimento que nos une a algo transcendente, que reconhecemos estar acima de nós, porém que necessariamente não nos liga a preceitos de antemão pré-estabelecidos”.

CULTO ECUMÊNICO – Neste contexto, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) promove amanhã (17), das 15h30 às 17h, um culto ecumênico remoto. A cerimônia ocorrerá através do canal oficial da UFPE no YouTube, que tem como objetivos incentivar o diálogo e respeito às diversas formas de crença e destacar a importância da espiritualidade em momentos difíceis, como a pandemia de CoVid-19. A ocasião terá como facilitadores: sacerdote católico, mestre de jurema, palestrante espírita, babalorixá e pastor evangélico.

Date of last modification: 02/06/2021, 09:17