Asset Publisher Asset Publisher

Back

Mapeamento feito por drones ajuda na captação de chuva, melhora abastecimento e reduz risco de deslizamentos em morros

Projeto-piloto está implantado na comunidade da UR-7, em fase de implantação de calhas e reservatório

Por Marcela Dourado

Trabalho desenvolvido por estudantes e professores do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) propõe ações para resolver dois dos principais problemas para quem vive em áreas de morros no Recife: a falta de água e o risco de deslizamentos. O projeto-piloto “Mapping of residential roofs for implementation of rainwater catchment reservoirs”, criado a partir da ideia da captação eficiente da chuva, atualmente está implantado na comunidade da UR-7, Zona Oeste da cidade, e pode vir a ser ampliado com apoio do poder público.

A proposta demonstra a viabilidade de execução de mapeamento dos morros através do uso de drones na tomada das fotografias de modo autônomo, incluindo a automatização da geração de mapas de modelagem tridimensional. Com esses dados, o projeto prevê a construção de um sistema simples de calhas e reservatórios em locais nas áreas de barreiras para captar e guardar a água da chuva.

Orientado pela professora Simone Sayuri Sato (Cartográfica) e pelo doutorando Julio Cesar Azevedo (Engenharia Civil), com a coordenação geral da professora Sávia Gavazza (Engenharia Civil), o estudo está sendo desenvolvido, em parceria com a Defesa Civil da Prefeitura do Recife, como trabalho de conclusão de curso do graduando Vinicius Alves de Novaes Pires, também do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPE, no Campus Recife.

DISPOSITIVO | O objetivo final do trabalho é avaliar o potencial de captação de água de chuva a partir da utilização da barreira sanitária conhecida como DesviUFPE, também desenvolvida a partir de pesquisas na Universidade. O dispositivo influi na melhoria da qualidade de água de chuva de modo automático, a partir do desvio das primeiras águas, logo no início de eventos de precipitação, além de prever a construção de um sistema simples de calhas e reservatórios em locais nas áreas de barreiras para captar e guardar a água da chuva. “Assim, os moradores de áreas de risco evitam que o solo fique encharcado e ainda podem aproveitar a água para o uso doméstico”, atesta Vinícius.

É justamente para saber quais são as áreas e as casas que devem ser beneficiadas com a instalação do DesviUFPE que um drone sobrevoa os morros, registrando os tipos de telhado onde há calhas ou não, e casas que têm caixa d'água. O projeto-piloto está sendo desenvolvido na Zona Oeste do Recife, com a implantação de calhas e reservatórios. O orientador do trabalho, Júlio César Azevedo, explica que o maior resultado desse trabalho está na facilidade de mapeamento e identificação de potenciais usuários e analisa: “Muitas vezes a falta de um mapeamento prejudica o planejamento das infraestruturas urbanas; com esse modelo de cartografia, o levantamento de informações fica mais acessível economicamente e mais rápido”.

O trabalho foi premiado no concurso Future Infrastructure Star: como mudar o mundo com infraestruturas de engenharia, realizado pela Bentley Education, sendo o único representante brasileiro entre os 20 melhores projetos. 

Mais informações
Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPE
(81) 2126.8235

Vinicius Alves de Novaes Pires
vinicius.novaes@ufpe.br

Date of last modification: 27/08/2021, 16:27