Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Fiocruz Pernambuco - Instituto Aggeu Magalhães assinam Termo de Ajuste para o Lika

Acordo aponta para novas possibilidades de arranjos do ponto de vista das parcerias de pesquisa, de ensino e inovação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fiocruz Pernambuco – Instituto Aggeu Magalhães (IAM) assinaram Termo de Ajuste que atualiza acordo estabelecido pelas entidades em 1982. O documento tem como finalidade a definição de responsabilidade operacional do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), instalado no prédio do instituto, no Campus Recife da UFPE. O termo foi assinado pelo reitor Alfredo Gomes e pelo diretor do IAM, Sinval Brandão Filho, durante encontro ocorrido do Gabinete do Reitor. A reunião contou ainda com a participação do vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional do IAM, José Marcos Malta Lima.

Foto: Anderson Lima

Reitor da UFPE e diretor do IAM renovam parceria entre as instituições

“Essa revisão dos termos de nosso acordo com a Fiocruz Pernambuco - Instituto Aggeu Magalhães aponta para novas possibilidades de arranjos do ponto de vista das parcerias de pesquisa, de ensino e inovação entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Aggeu Magalhaes e a Fiocruz”, avalia o reitor Alfredo Gomes. “Estamos muito contentes com esse novo arranjo e à disposição para continuar somando esforços para o fortalecimento da ciência, da pesquisa, do ensino de qualidade e das instituições públicas de maneira geral”, completou o reitor.

O documento assinado hoje (14) formaliza a continuidade, por parte da Fiocruz Pernambuco – Instituto Aggeu Magalhães, da prestação de serviços de recepção, limpeza, vigilância armada, fornecimento de crachás, telefonia fixa, água e taxas eventualmente incidentes sobre o imóvel. Determina ainda que a UFPE é responsável pela gerência científica e administrativa do Lika, e que a energia utilizada pelo laboratório passa a ser medida em separado e custeada pela Universidade. O documento estabelece ainda regras para o uso da infraestrutura do Lika em pesquisas do Instituto Aggeu Magalhães, bem como a utilização da infraestrutura de pesquisas do Aggeu pelo Lika.

“Essa parceria entre Fiocruz e UFPE é fundamental, pois possibilita o fortalecimento da pesquisa em saúde em Pernambuco com a integração dos grupos de pesquisa do Instituto Aggeu Magalhães com os grupos de pesquisa do Lika e dos diversos departamentos da área de ciências biológicas e da saúde da Universidade Federal de Pernambuco”, disse o diretor do Instituto Aggeu Magalhães, Sinval Brandão Filho. “Este é um momento histórico e de grande importância para viabilizar a integração e o desenvolvimento de projetos em andamento e novos projetos que poderão ser iniciados em parceria com a Universidade”, completou o diretor do Instituto Aggeu Magalhães.

Data da última modificação: 15/06/2021, 16:35