Notícias Notícias

Voltar

Programa de Residência em Nutrição do HC completa 25 anos

Ao todo, foram mais de 24 turmas e 140 especialistas formados, através do programa do hospital universitário do Recife

O Programa de Residência Uniprofissional em Nutrição do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completou 25 anos de história neste ano. Nada mais simbólico do que lembrar e comemorar esse marco no Dia do Nutricionista, celebrado hoje (31). A Residência, que confere o título de especialista em Nutrição Clínica, foi implantada em 1º março de 1996, sendo a primeira do Estado de Pernambuco e uma das primeiras do país, além de atualmente ser referência no Norte e Nordeste. Ao todo, foram mais de 24 turmas e 140 especialistas formados, através do programa do hospital universitário do Recife.

Uma dessas especialistas foi Illana Marques, residente do Programa de Residência em Nutrição do HC, de 2014 a 2016, e que, atualmente, é doutoranda em Ciências em Gastroenterologia da Universidade de São Paulo. “O Programa de Residência do HC foi um marco em minha vida. Ele me permitiu vivenciar experiências profissionais em diferentes áreas da Nutrição Clínica, da Pediatria à Geriatria, em suas mais diferentes complexidades. O formato da Residência permite ao nutricionista conhecer inúmeros nichos de atuação que durante a graduação se restringem à teoria”, afirma.

A coordenadora da Residência em Nutrição do HC, Claudia Sabino, explica que, ao longo destes 25 anos, o programa renovou o quadro de preceptoria, reestruturou seu projeto pedagógico e alinhou seu funcionamento às legislações vigentes. “Além disso, avançou na pesquisa científica com um grande número de publicações fruto dos projetos de trabalho de conclusão dos residentes”, acrescenta.

De acordo com Claudia Sabino, para o nutricionista, fazer uma Residência significa conferir um selo de qualidade ao seu currículo, tornando-o um profissional referência de uma prática clínica pautada nos conhecimentos científicos e com competência técnica. “Nosso programa conta com um corpo técnico de preceptoria qualificado, sendo quatro doutoras, dez mestres e três especialistas, além de estar em parceria com o Departamento de Nutrição da UFPE, que viabiliza a participação de professores renomados e com grande experiência”, ressaltou.

SOBRE O PROGRAMA – Anualmente, são ofertadas dez vagas para o Programa de Residência Uniprofissional em Nutrição do HC, com classificação através de processo seletivo. Os residentes têm a possibilidade de serem treinados em diferentes áreas clínicas. A Residência tem duração de 24 meses com carga horária semanal de 60 horas, totalizando 5.760 horas (sendo 20% de atividades teóricas e teórico-práticas e 80% de atividades práticas). A carga teórica envolve disciplinas e atividades científicas com discussão dirigida.

Data da última modificação: 31/08/2021, 15:23