Notícias Notícias

Voltar

Professores de Administração publicam artigo sobre desenvolvimento sustentável de produtos na revista Technovation

Publicação na revista foi realizada em conjunto com três pesquisadores externos

Os professores Julio Cesar Ferro de Guimarães e Eliana Andréa Severo, do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), publicaram no renomado journal Technovation o artigo “The journey towards sustainable product development: why are some manufacturing companies better than others at product innovation?” (em tradução livre, “A jornada em direção ao desenvolvimento sustentável de produtos: por que algumas empresas de manufatura são melhores do que outras em inovação de produtos?”). A publicação na revista, ranqueada como SJR 5,729 e Qualis A1, foi realizada em conjunto com os pesquisadores externos Charbel José Chiappetta Jabbour, Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour e Ariane Ferreira Porto Rosa.

O estudo investiga por que algumas empresas são mais inovadoras do que outras. A pesquisa foi aplicada a 1.025 empresas metalmecânicas automotivas do Brasil, nos quatro maiores polos metalmecânicos nacionais, com destaque para os temas: da análise da influência dos métodos de gestão na inovação de produtos e a Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos como antecedentes da inovação sustentável de produtos. A metodologia usada para análise dos dados foi a Análise Multivariada de Dados, com o uso da Modelagem de Equações Estruturais. Entre os principais achados da pesquisa está a comprovação que o método de Gestão de Projetos, com base no Project Management Institute (PMI), é mais eficaz para aumentar a capacidade de inovação (innovativeness) e ampliar o sucesso do novo produto.

O artigo contou com o apoio, além da UFPE, da Lincoln International Business School (Reino Unido), Montpellier Business School (França) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Para dar continuidade às pesquisas sobre inovação, os pesquisadores da UFPE Julio Cesar Ferro de Guimarães e Eliana Andréa Severo estão desenvolvendo pesquisas sobre inovações sustentáveis e sustentabilidade socioambiental com grupos de pesquisadores da Lincoln International Business School (Reino Unido), École de Technologie Supérieure – ÉTS (Canadá) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Data da última modificação: 23/04/2021, 17:28