Notícias Notícias

Voltar

Pós-graduação em Ciência da Computação promove duas defesas de dissertações nesta semana

As defesas serão realizadas nos dias 28 e 29, às 14h

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, vinculado ao Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove duas defesas de dissertações nesta semana. A primeira, intitulada “Engenharia de requisitos em sistemas críticos de segurança: uma abordagem para auxiliar na descoberta de requisitos iniciais de segurança”, foi produzida pela discente Sthéfanie Dal Magro e será defendida amanhã (28), às 14h. O trabalho foi orientado pelo professor Jaelson Freire Brelaz de Castro e a banca examinadora será composta por ele e pelos professores Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann (UFPE) e Johnny Cardoso Marques (ITA). Os interessados em assistir devem entrar em contato com a autora através do e-mail sdm2@cin.ufpe.br.

A segunda dissertação, de título “Identificação de problemas em disciplinas de aprendizagem para inovação enfrentados por professores e alunos: um estudo de caso”, escrita pelo discente Múcio Jaziel Alves de Andrade e orientada pelo professor Cristiano Côelho de Araújo, será defendida na quinta-feira (29). A defesa será realizada às 14h e a banca examinadora contará com a presença do orientador, da professora Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE) e do professor Luciano Rogerio de Lemos Meira (UFPE). Os interessados em acompanhar devem entrar em contato com o autor via e-mail mjaa@cin.ufpe.br.

Resumo 1
Contexto: Sistemas Críticos de Segurança (SCSs) são considerados sistemas que caso falhem, podem levar à perda de vida, perdas financeiras e danos ao meio ambiente. A Engenharia de Requisitos é essencial no desenvolvimento destes sistemas, tendo em vista que a utilização de requisitos inadequados ou incompreendidos são reconhecidos como a principal causa de acidentes e catástrofes relacionados com a segurança. Portanto, os requisitos iniciais de segurança dos SCSs devem ser cuidadosamente identificados e adequadamente modelados. No entanto, a literatura apresenta poucas técnicas de licitação e modelagem de requisitos voltadas para o domínio de SCSs. Objetivo: Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma abordagem para auxiliar na descoberta de requisitos iniciais de segurança no contexto de sistemas críticos de segurança que posteriormente serão modelados através da notação iStar4Safety. Método: Para avaliar a abordagem proposta será realizado um quase-experimento. Resultados: Este trabalho propôs a abordagem Elicit4Safety que visa auxiliar na descoberta de perigos e requisitos iniciais de segurança no contexto dos SCSs, além do desenvolvimento de uma ferramenta web de mesmo nome que dá suporte à abordagem. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos através de uma análise de dados qualitativa e quantitativa, é possível observar que a abordagem é fácil de ser utilizada, e é útil para os engenheiros de requisitos.

Resumo 2
Esta dissertação apresenta um estudo de caso que visa identificar os principais problemas de professores e alunos ao participarem de um curso de inovação na aprendizagem, organizado em equipes multidisciplinares. A literatura sobre educação para a inovação ainda não tem discutido sistematicamente os problemas que os professores e alunos enfrentam neste tipo de curso. Desenvolvemos o estudo com professores e alunos de uma disciplina de inovação que é ministrado há 15 anos. Esta disciplina segue um processo de inovação dividido em buscas para descobrir uma oportunidade, projetar e implementar uma solução digital inovadora, geralmente como aplicativos móveis ou web. O estudo de caso incluiu entrevistas de problemas adaptadas da abordagem de inicialização Lean, observações in loco e análise da comunicação de duas equipes via WhatsApp e Telegram. Os resultados mostram que os problemas prioritários dos alunos estão relacionados à colaboração ineficaz em equipes multidisciplinares. Esses problemas de colaboração são difíceis de serem identificados pelos professores, mas eles aparecem em suas comunicações sobre ferramentas sociais. Esta característica permite que, no futuro, sejam desenvolvidas ferramentas de apoio à colaboração em equipes a partir da interação de seus integrantes em ferramentas de comunicação.

Data da última modificação: 27/04/2021, 16:13