Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) participa do Colóquio de Física

Ingrid D. Barcelos tem interesse em estudos relacionados à propriedades vibracionais de materiais na nanoescala

“Estudo de Poláritons em Nanomaterias com Nanospectroscopia de Infravermelho Síncrotron” é o tema do colóquio que o Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco promove na próxima sexta-feira (29), às 16h, via Google Meet.  A coloquialista será a pesquisadora Ingrid D. Barcelos, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Os participantes devem entrar com o e-mail institucional (@ufpe.br) e com o microfone desligado.

A pesquisadora atua na área experimental de Física da Matéria Condensada, com ênfase em óptica, Nano-espectroscopia de Infravermelho Síncrotron, óptica de campo próximo e efeitos de polaritons em materiais bidimensionais. Tem interesse em estudos relacionados à propriedades vibracionais de materiais na nanoescala. Recebeu o prêmio “Para Mulheres na Ciência – Categoria Física – 2021”, concedido pela L'Oréal, Unesco e Academia Brasileira de Ciências. 

Resumo

Poláritons, quasipartículas compostas de um fóton acoplado a um dipolo elétrico ou magnético, são um grande foco da pesquisa em nanofotônica em materiais nanoestruturados. Os polaritons podem estar ativos em uma ampla faixa do espectro eletromagnético (meVs a eVs) e exibem momentos muito maiores do que a radiação correspondente no espaço livre. Portanto, o uso de fontes de banda larga e sondas de alto momento é imperativo para excitar essas quasipartículas e medir as relações de dispersão de frequência-momento, que fornecem insights sobre a dinâmica dos poláritons. Nanoespectroscopia de Infravermelho Síncrotron (Synchrotron infrared nanospectroscopy- SINS) é uma técnica que combina a resolução espacial na nanoescala da microscopia óptica de campo próximo tipo espalhamento com radiação infravermelha síncrotron, tornando-a altamente adequada para sondar e caracterizar uma variedade de polaritons. Aqui, os avanços habilitados pelo SINS no estudo dos principais tipos de polaritons do THz ao infravermelho médio serão descritos. Apresentarei estudos recentes nesta área de pesquisa usando SINS destacando as notáveis propriedades polaritônicas de alguns materiais, incluindo o grafeno, nitreto de boro hexagonal (hBN), talco, óxido de estanho. Além disso, mostrarei que essas observações experimentais fornecem uma plataforma atraente para a compreensão da interação luz-matéria e, portanto, podem ser aproveitadas em dispositivos nanofotônicos compactos e aplicações envolvendo tráfego de ondas subdifracionais.

Data da última modificação: 25/10/2021, 18:08