Notícias Notícias

Voltar

HC inaugura sala de aula em homenagem a residente

Espaço recebeu o nome de Hely José Farias Neto, que faleceu, aos 27 anos, em dezembro de 2014, quando era residente de Clínica Médica

O Hospital das Clínicas da UFPE inaugurou a sala de aula Residente Hely José Farias Neto, mais um espaço destinado ao aprendizado no hospital-escola, hoje (27), em evento restrito (devido à pandemia) que contou com a presença dos pais e de profissionais que trabalharam com ele no HC. Hely era residente de Clínica Médica, que, em dezembro de 2014, sofreu morte súbita por arritmia cardíaca, aos 27 anos. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Recebemos esta homenagem muito emocionados e de forma muito especial. Hely era uma pessoa de um coração imenso, era especial e comprometido com as pessoas. Um dos exemplos que tenho é do amigo dele, Diogo, que ficou tetraplégico quando eles ainda estavam na escola. Hely o apoiava nos estudos, saía para passear e sempre estava muito presente na vida dele, que também se formou em Medicina”, relata, emocionado, o pai Hely José Farias Júnior, que também é médico, assim como os filhos Renata e Henrique Sivini, ambos ex-residentes do HC e formados pela UFPE. Ele estava acompanhado no evento da esposa Hilma Sivini e do genro Thiago Tenório.

O superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos, destacou o simbolismo de homenagear um residente com a nomeação de um local destinado ao estudo. “Transformamos o local da antiga Hotelaria Hospitalar numa sala de aula, mais um espaço para a valorização do ensino para o melhor cuidar das pessoas que é a nossa razão de ser como hospital-escola. Era justo ter um espaço que reconhecesse a importância dos nossos residentes e alunos e nos lembramos de Hely. Estamos marcando no HC esse reconhecimento ao trabalho e à dedicação de nossos alunos e residentes que vêm aprender e trocar conhecimentos e saberes em prol de fazer o bem para as pessoas”, afirmou.

Na cerimônia, Hely Neto foi homenageado também com depoimentos da chefe da Clínica Médica do HC, Norma Arteiro, que destacou a serenidade e a bondade do residente, e com depoimentos do médico Clézio Leitão, preceptor do programa de residência médica em Clínica Médica, que falou sobre saudade e afeto.

A sala de aula está localizada no corredor administrativo (na antiga Hotelaria Hospitalar), no térreo, e seu uso pode ser agendado na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). A sala tem capacidade para 45 pessoas, e sua requalificação faz parte de uma série de melhorias nos espaços de ensino do hospital universitário realizadas com recursos disponibilizados pela Ebserh, que destinou R$ 500 mil para o HC utilizar em salas de aula, de estudo e de reuniões, auditório e espaços de repouso.

Data da última modificação: 27/05/2021, 17:14