Notícias Notícias

Voltar

Encontro discute a saúde mental na Atenção Primária no HC

O evento contou com palestra ministrada pela psiquiatra e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Sandra Fortes

Na manhã de sexta-feira (3), foi realizado o II Encontro Científico de Atenção Primária em Saúde (APS) que teve como tema “O cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde: clínica e política’’, promovido pelo Hospital das Clínicas em parceria com a UFPE e com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O evento contou com palestra ministrada pela psiquiatra e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Sandra Fortes, que abordou pontos como álcool e drogas, transtornos psicóticos, o Matriciamento de Saúde Mental (uma de suas funções consiste em integrar a assistência na atenção primária de saúde com a atenção especializada), entre outros.

O encontro também contou com mesa-redonda cujo tema foi “APS e Saúde Mental: Interfaces Clínica e Política’’, com a participação de Sandra Fortes, com o sanitarista e pesquisador do Imip Gustavo Couto e com a sanitarista e professora da UFPE Bernadete Perez. Eles discutiram temas como reforma psiquiátrica, combinações das estratégias matriciais, pontos positivos e dificuldades na rede básica de atenção à saúde, necessidade do trabalho coletivo da atenção básica e da atenção especializada, integração dos profissionais multidisciplinares, defesa de maior investimento na atenção primária e no próprio SUS como um todo.

‘’A discussão de hoje foi muito pautada na atenção à saúde mental, inclusive, da sua perspectiva como um campo de saber e de prática específica. Precisamos ter redes de suporte e trabalho conjunto da atenção básica com a atenção especializada bem como o trabalho integrado dos profissionais multidisciplinares para que possamos prestar um melhor cuidado aos pacientes’’, explicou a professora da UFPE Bernadete Perez.

Data da última modificação: 06/05/2019, 17:35