Notícias Notícias

Voltar

Documentário sobre rituais indígenas com ayahuasca em Pernambuco estreia no YouTube da Proexc na próxima segunda (26)

O trailer do trabalho já está disponível no Instagram da pró-reitoria (@extensaoecultura.ufpe)

Apresentado por Kleytton Rodrigues, estudante de Turismo da UFPE, o documentário “Decolonizando o turismo: Rituais Indígenas com Ayahuasca em Pernambuco” irá trazer as vozes dos nativos da Terra, que compartilharam um pouco de seus saberes sagrados. O documentário estreia na segunda-feira (26) às 12h no canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O trailer do trabalho já pode ser visto no Instagram da pró-reitoria (@extensaoecultura.ufpe). 

O principal objetivo do documentário é evidenciar uma prática turística pouco explorada no Estado de Pernambuco, na qual a principal motivação de deslocamento é a busca por cura através das Medicinas Sagrados dos Povos Originários do Brasil. 

Existem algumas casas localizadas em Aldeia, no município de Camaragibe, que utilizam a Medicina da Ayahausca em diferentes contextos. A Casa de Xamanismo Centro da Terra, por exemplo, realiza encontros de diferentes vertentes espirituais, acolhendo um público sempre muito diverso. Já a Aldeia UniOm honra a tradição Yawanawá em suas suas cerimônias, com muito respeito e responsabilidade. Para o projeto, foram feitas algumas entrevistas com indígenas de diversas etnias, além de pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, que contaram em seus relatos o que viveram dentro desses tipos de rituais sagrados de cura. 

O projeto é uma iniciativa da Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (BICC), chamada pública aberta pela Diretoria de Cultura da Proexc em 2020 que busca fomentar a realização de produtos artístico-culturais por parte de estudantes. 

Data da última modificação: 23/07/2021, 19:54