Notícias Notícias

Voltar

CIn firma parceria com escritório pernambucano de advocacia para criação de curso de computação para advogados

Formação vai abordar tecnologias da informação e comunicação (TIC) importantes na advocacia

O Centro de Informática (CIn) da UFPE fechou uma parceria com o escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia (QCA) para a criação do curso “Paradigmas da Computação e Pensamento Computacional para Advogados”. A formação tem o objetivo de abordar tecnologias da informação e comunicação (TIC) importantes na área da advocacia, de forma a preparar o advogado a formular argumentos e opiniões jurídicas com base em tecnologia.

“Nesse sentido, o curso foi desenhado para possibilitar que o advogado tenha conhecimentos básicos de diversas tecnologias emergentes da computação que possam estar inseridas com o desenvolvimento do seu trabalho, bem como problemas que envolvam o direito”, explicou o professor Paulo Salgado, do Cin, que é coordenador do projeto.

Dentre suas atribuições, o curso visa introduzir conceitos básicos de tecnologias da computação necessários para o entendimento do pensamento computacional, assim como tecnologias emergentes utilizadas na advocacia digital e programação de computadores.

As aulas iniciaram desde agosto e são ministradas de forma on-line através de dois encontros semanais. Durante as aulas, temas como desafios na intersecção do direito e da tecnologia; cibersegurança; linguagens de programação; tecnologias da Internet e computação em nuvem; algoritmos e estruturas de dados; criptografia; inteligência artificial e ciência de dados estão sendo discutidos.

Além dos advogados da QCA, funcionários do departamento de Tecnologia da Informação da empresa também participam do curso, que tem previsão de duração de quatro meses.

Esta é a primeira vez que o CIn realiza parceria com um escritório de advocacia e, de acordo com o professor Paulo Salgado, o projeto representa uma nova janela de oportunidades para o Centro. “O curso é inovador no país e o CIn novamente está sendo protagonista”, completou.

Data da última modificação: 28/09/2021, 14:09