Notícias Notícias

Voltar

Audiência pública na Câmara dos Vereadores discute desmonte das universidades federais e o impacto na cidade

Os reitores da UFPE, Alfredo Gomes, e da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, participarão do evento no dia 2 de junho

Os cortes gerais de 20% no orçamento e o contingenciamento de verbas promovidos pelo Governo Federal podem obrigar as Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco a suspender suas atividades em setembro. Com o menor orçamento dos últimos dez anos, nem a UFPE nem a UFRPE terão como manter o funcionamento até o fim do ano. Para discutir essa situação de extrema gravidade, será realizada, por proposição da vereadora Cida Pedrosa, uma audiência pública que será realizada no dia 2 de junho, a partir das 15h, transmitida ao público em geral pelo YouTube da Câmara Municipal do Recife.

A audiência contará com a participação dos reitores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; do presidente da UNE, Iago Montalvão; da presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé; e de Lúcia Melo, membro da Academia Pernambucana de Ciências.

Além de mostrar a já reconhecida importância dessas instituições para a formação acadêmica de milhares de estudantes e da transformação social que promovem, facilitando a inclusão de alunos pobres com programas de assistência social que garantem alimentação e transporte, os debatedores vão ressaltar que o papel das universidades no Recife extrapola sua missão de promover o ensino e a pesquisa.

Data da última modificação: 27/05/2021, 17:12