Back

Seleção para ingresso em 2021 no Colégio de Aplicação da UFPE não terá redação

O processo manterá as provas objetivas de português e matemática, com 15 questões cada uma

A seleção de novos alunos do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE para ingresso em 2021 terá alterações devido à pandemia do novo coronavírus. O processo manterá as provas objetivas de português e matemática, com 15 questões cada uma, mas não haverá prova de redação. Os exames ainda não têm data definida, mas provavelmente acontecerão no início de março, após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que será aplicado em 2021.

Segundo o diretor do CAp-UFPE, professor Erinaldo Ferreira do Carmo, a retirada da redação da seleção reduzirá a duração total das provas em 30 minutos, tornando o processo mais seguro devido ao menor tempo de permanência dos estudantes nas salas. “São crianças que estarão confinadas em uma sala, no verão, sem poder ligar o ar-condicionado, com as janelas abertas e usando máscara. Então, quanto menor for o tempo delas em sala de aula, melhor, mais seguro e menos desconfortável”, explica. O tempo total de provas será, então, de três horas, com realização em um único dia.

Além disso, como a seleção acontecerá provavelmente no terceiro mês de 2021, não haverá tempo suficiente para a correção das redações. Seriam necessários pelo menos 30 dias para essa correção, algo incompatível com o tempo disponível diante de uma maior proximidade do início das aulas de 2021, ainda sem data definida.

A decisão por realizar a seleção após o Enem também se justifica. “Pretendemos acompanhar o Enem como experiência”, diz o diretor do CAp. Serão observados, por exemplo, o protocolo de uso de máscara e o tempo dos alunos em sala. O Enem 2020 acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). 

Para 2021, o CAp-UFPE deve manter a oferta de 60 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental. Também haverá aproximadamente 15 vagas para outras séries, que são vagas remanescentes resultantes da saída de alunos para outras instituições de ensino. A metade das vagas de todas as séries será destinada a estudantes oriundos da rede pública.

O edital de seleção tem previsão para ser divulgado até fevereiro de 2021. Apesar do aumento dos custos do processo seletivo devido às adequações ao contexto da pandemia do novo coronavírus, o professor Erinaldo Ferreira do Carmo afirma que haverá um esforço para manter o preço da seleção passada, que foi de R$ 165,00. O valor exato da seleção 2021, entretanto, ainda não foi fechado e poderá sofrer alterações.

Date of last modification: 16/10/2020, 18:42