News News

Back

XII Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as (Copene) está com inscrições abertas para trabalhos

Programação pode ser conferida no site do evento e no perfil no Instagram @copenenacional

Com informações da assessoria do evento

O XII Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as (Copene) será realizado, de 11 a 16 de setembro, no Recife, em formato híbrido. As inscrições para submissão de trabalhos para sessões temáticas, que seriam encerradas nesta semana, foram prorrogadas para o dia 27 deste mês. As inscrições para as demais atividades serão posteriormente divulgadas. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das instituições correalizadoras do congresso.

Sob a temática central “Democracia, Poder e Antirracismos: avanços, retrocessos legais e ações institucionais”, o Copene pretende reunir intelectuais, professores/as, pesquisadores/as e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil e da América Latina, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros. As sessões temáticas (que equivalem aos Grupos de Trabalho - GTs), as mesas-redondas, os minicursos e as oficinas serão realizadas remotamente.

Demais atividades acontecerão de maneira presencial, como as apresentações culturais, o encontro do Fórum Nacional de Articulação de Psicólogos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP), a reunião do Fórum Nacional de Professores/as Africanos/as no Brasil e o Fórum de Educação Básica. Para essas e demais atividades presenciais, a fim de garantir os protocolos de biossegurança, haverá o controle e segurança da circulação de pessoas até 70% da ocupação das instalações. A programação pode ser conferida no site do evento e no perfil no Instagram @copenenacional. 

CONGRESSO – O Copene é um encontro que tem como um dos seus objetivos constituir-se enquanto espaço de divulgação, circulação e promoção da produção científica dos/as pesquisadores/as negros/as e de estudiosos/as das temáticas vinculadas à população negra. A proposta é que tal difusão se dê sob a perspectiva do diálogo entre os povos africanos e da Diáspora, com vistas aos debates e às reflexões acerca da intelectualidade negra nos diferentes campos e áreas do conhecimento científico e do saber.

É também um evento que atua sob a perspectiva da resistência, do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo, de forma particular a segregação dos negros e negras nos espaços sociais e na produção acadêmica.

O congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). A 12ª edição do Copene conta com a correalização do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs) e da rede de universidades pernambucanas composta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Entre os participantes da Comissão Organizadora local estão os professores da UFPE Maria da Conceição dos Reis (vice-coordenação geral); Luiza Reis; José Ivanildo Felisberto de Carvalho; e Elizama Pereira Messias. Pós-graduandos e graduandos da UFPE também fazem parte da comissão.

RECIFE – Recife foi a primeira cidade a sediar um Copene, em 2000, e agora volta a receber o evento 22 anos depois. A cidade do Recife ocupa uma posição estratégica simbólica, pois expressa a luta pioneira de Zumbi, Dandara, Aqualtune e de tantas outras pessoas inspiradoras para o combate às diferentes opressões. Por outro lado, a capital do mangue também expressa as origens do Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/a, quando sediou sua primeira edição chamando a atenção para a diversidade, o crescimento numérico e a qualidade da produção da intelectualidade negra, assim como a persistência de barreiras e a ausência de suporte ao desenvolvimento de pesquisas pretendidas pelos/as pesquisadores/as negros/as.

Mais informações
xiicopene2022@gmail.com

Date of last modification: 07/06/2022, 14:58